PATRULHAMENTO CAPILAR

Há algum tempo atrás, saiu uma matéria, num jornal carioca, sobre as brasileiras que assumiram seus cabelos brancos, seguindo o modelo europeu. Este movimento ainda está engatinhando aqui no nosso país, já que é notório o fato de que nossas compatriotas não envelhecem, elas ficam louras. Nessa hora, é interessante notar, que não importa a classe social ou a idade das mulheres, os tons alourados são unanimidade nacional, e poucas são as morenas, que permanecem com seus cabelos castanhos ao longo da vida – como eu.

Na reportagem, as brasileiras entrevistadas, disseram que o que aconteceu, foi que elas cansaram de ficar refém das tinturas, e todas mencionaram a sensação de liberdade que isto lhes trouxe.

No entanto, esta nova atitude não é tão moderna quanto parece, pelo menos, aqui no Rio de Janeiro – cidade atenta ao “mundinho fashion”. Em Ipanema, há uma mulher que, há uns 10 anos, já aceitava o tom grisalho de seus cabelos. Hoje, eles já são brancos embora ela aparente ainda estar na casa dos 50. Durante todo este tempo, ela sempre usou um corte curto e elegante. Ela, sim, é uma pioneira. Não sei qual foi a reação dos amigos e familiares dela, quando optou pela cabeleira prateada, mas quando os meus primeiros fios brancos apareceram, quase apanhei, ao dizer, num grupo de amigas, que não iria pintá-los. É verdade que eles ainda são poucos, mas até o presente momento, ainda não mudei de opinião.

Quanto aos homens, alguns também procuram esconder seus fios brancos. O problema é que muitas vezes são mal assessorados ou escolhem a cor da tintura inadvertidamente. Já vi homem de cabelo acaju, o que é um tanto estranho. Eles se esquecem de que, se bem tratados, os cabelos grisalhos podem dar um charme extra ao homem.

Se você ainda é escrava /o da tintura, não crucifique quem pensa diferente. Pare e pense que talvez seja a hora de dar um basta a este “patrulhamento capilar”, que só beneficia os fabricantes de tintas para cabelos e os salões de cabeleireiros. Quem sabe no próximo verão, o modismo da vez serão os cabelos naturalmente grisalhos? Você estará pronta/o para isso?

Beth Rangel
Enviado por Beth Rangel em 23/05/2013
Reeditado em 15/04/2015
Código do texto: T4305777
Classificação de conteúdo: seguro