Sinceridade e conveniência

Sinceridade é uma palavra que não saí da moda, qualidade admirável, mas segundo a moda não é rara, se eu sair pelas ruas e perguntar para 10 pessoas: “Você é uma pessoa sincera?” 10 dirão que sim, sem pestanejar, sem pensarem por mais de 15 segundos, alguns dirão modestamente: “Eu acho que sou” isso sem falar naqueles lugares-comuns que eu ouço e às vezes até repito: “Vou ser sincero como sempre fui”, ou os famosos “Desculpe se te magoei, mas estou sendo sincero” e “Eu tenho que ser sincero para não te iludir” eu não duvido que quem diz essas coisas no fim acredite mesmo em tudo isso, e até quer que seja assim, um conceito repetido ao longo do tempo, mesmo que da boca pra fora acaba se tornando uma verdade adquirida para quem o diz, tão verdade que não se admite reflexão a respeito, assim acontece com as qualidades e defeitos que atribuímos a nós mesmos, eu mesmo creio ter um monte de qualidades e defeitos mas nunca parei para pensar se dfe fato os tenho, ou se faz bem para mim acreditar que os tenha, ou ainda, e isso é mais grave, se eu os tenho por uma questão de conveniência; como sou um ser-humano como outro qualquer extendo essa relfexão além de mim mesmo, e não é questão de julgamento alheio, é pura e simplesmente entender a natureza humana, com seus comportamentos atávicos que independem de educação e contextos sociais.

A verdade é que ninguém admite ser falso, todo mundo se acha sincero quando é para dizer o que pensa ou para se sobrepor moralmente, ou para levar alguma vantagem, ainda que imaterial, quando a sinceridade convém, ela é abundante, mas a verdade é que sinceridade que magoa é grosseria, e sinceridade que traz vantagem como resultado final é conveniência calculada, nossas verdades mancas são sustentandas pela muleta da sinceridade que usamos como legitimador de nossos conceitos, opiniões e maneiras de se livrar de algo desagradável, sem ser deselegante e ainda passar por portador de uma qualidade admiriável, pena que o IBGE não disponha de um indicado de sinceridade (o IS) seria uma forma de saber se as estatísticas correspondem mesmo ao que se ouve por aí, sincero a meu ver foi Jesus Cristo, quando disse o que precisava dizer, mesmo quando isso significava perder muito mais do que um conceito social e não Pedro, que apenas foi sincero quando lhe convinha dizer que era discípulo, porque isso o abonava perante as pessoas, e não quando isso poderia significar perder a vida, o conceito de sinceridade vai muito além do que dizer o que se pensa na Roma antiga, os senadores encomendavam aos artistas para confecionarem uma estatua que representasse eles próprios, recomendavam que as estatuas não poderiam ter trincas, rachaduras, teria que ser uma estatua perfeita. Quando os artistas erravam o cinzel ( ferramenta para escupir) nas trincas e rachaduras tinha o hábito de preencher com cêra. Daí a preocupação dos senadores ao contratar o artista em pedir uma estatua "sem cêra". O termo ao longo do tempo tomoio significativo de autenticidade, franca...no entanto é se ter algo de forma pura sem resquícios de impurezas, portanto...algo de forma sincera, agir com sinceridade de acordo com a etimologia é agir de forma pura, e com coerência em todas as situações, não importando se seremos ou não prejudicados, e não avaliando vantagens e desvantagens, usando a sinceridade como régua de medir.