Questão de Educação

"A instrução abre horizontes,faz homens cultos.A educação forma e consolida caráteres."Renato Kehl

Expressivo pensamento.

Instruir é realmente bem ensinar,aprender bem.Educar é um saber que vai muito mais além.Diz respeito à conduta,ao comportamento de alguém.A educação não dispensa a instrução,contudo,um homem bem educado,pouco instruído impressiona melhor que outro instruído deseducado.

Atualmente cuida-se muito da instrução.A grande maioria das crianças não recebe educação em casa nem na escola,por isso tal geração tem muito de mal educada.A juventude não tem idéia de Deus,desconhece as boas maneiras,vive num grande abandono de si mesma e as consequências são o que vemos todos os dias,ou seja,aumento da criminalidade,do uso de substâncias tóxicas,e tudo mais de ruim que acompanhamos tristemente pelos meios de comunicação.

O dinamismo da vida moderna tem contribuído muito para essa calamitosa situação.Todos se queixam de carência de tempo,mas na verdade penso que somos nós pais os maiores responsáveis pelos destinos de nossos filhos.Um homem mal educado,sem formação moral,poderá ser um mau cidadão.

É necessário sempre e cada vez mais reforçar a idéia de que as crianças de hoje,deseducadas,formarão a juventude frágil de amanhã,e futuramente a classe de adultos e idosos destituídos de polidez,de sensatez,de boas maneiras,enfim,de afabilidade,gentileza. E, se não é isso que almejamos para o futuro das próximas gerações precisamos fazer algo hoje nos nossos lares, nas nossas famílias,empenhando-nos a praticar através do exemplo mais do que do discurso,dando nós o primeiro passo.

Uma pequena chama de luz pode ser suficiente para iluminar a escuridão!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 18/05/2013
Código do texto: T4296793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.