Veranico na baixada santista.

Na baixada santista, de tempos em tempos, convivemos com o fenômeno meteorológico com vento quente e seco, denominado vento noroeste ou veranico. Lembra a boca de uma panela em fervura, mas dentro de casa quase não se nota.

Quem não está acostumado ao veranico sente oscilações da pressão arterial. Mas os que têm dificuldades respiratórias é que mais sofrem.

Os filhos da terra agem como em qualquer outro dia de verão: vão a praia, se hidratam mais, e sabem que vento noroeste é prenuncio de chuvas.

A moça que veio do sertão essa manhã me perguntou se eu estava com calor. Respondi que não.

Intrigada ela continuou: “Será que alguma mulher entra na menopausa aos 25 anos? Desde que acordei estou sentindo um calorão... Na van que eu vim as pessoas também não pareciam estar sentindo nada anormal”.

Foi só eu sair no quintal pra rir sozinha.

_Lucy, tenho boa notícia pra você: esse vento quente é o noroeste. É assim mesmo; quem não está acostumado, sente como se estivesse com a pressão baixa.

A moça respirou aliviada.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 15/05/2013
Código do texto: T4292290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.