A sociedade contemporânea e o meio ambiente

O meio ambiente se tornará um lugar inóspito em breve. Não sou eu quem afirma isso. São os cientistas. Infelizmente, tenho que concordar com eles, já que as mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais nocivas. O aumento do número de tornados e a elevação da temperatura global são apenas algumas evidências disso.

Somos muito hedonistas. Nosso horizonte de preocupações acaba nos limites de nossa própria casa. Assim, as pessoas satisfazem suas necessidades capitalistas sem se preocuparem com as condições futuras do ambiente. O consumismo exagerado é um empecilho à conservação do planeta, pois as indústrias promovem o desmatamento de mais florestas, o despejo de lixo em rios e a poluição do ar. Existe, ainda, o tráfico de animais, que leva, anualmente, muitas espécies à extinção.

Certo dia eu estava em uma loja e ouvi uma mulher e um rapaz conversando. Ele falava que as pessoas não desenvolvem hábitos sustentáveis e que, por isso, as próximas gerações sofrerão as consequências da irresponsabilidade da sociedade atual. Ela retrucou afirmando não se importar com essas atitudes, pois daqui a alguns anos já estaria morta. Ou seja, quem nascer depois que consiga uma maneira de reparar os estragos ambientais. Se formos analisar, até mesmo os outros animais, que são considerados menos evoluídos, são mais solidários com os da mesma espécie.

Ainda há tempo para o homem evitar catástrofes no meio ambiente. Se ele, porém, continuar com o atual ritmo de crescimento industrial, será tarde demais. parece que o pensamento metafórico de Karl Marx era profético não apenas para a economia, mas também para a natureza. O sistema capitalista constrói, de fato, a própria sepultura.

YB
Enviado por YB em 09/05/2013
Código do texto: T4281617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.