LIÇÃO DE UMA PEQUENA PLANTA

LIÇÃO DE UMA PEQUENA PLANTA

Heribaldo de Assis *

Na beira da calçada ela tenta crescer imprensada entre o passeio e dois blocos de cimento improvisados que servem de acesso à pequena rampa de uma garagem. A pequena planta (de folhas grossas) está completamente retalhada, despedaçada – aliás, seus pedaços de folhas que ainda restam nada lembram folhas... Para piorar essa planta encontra-se em uma cidade cujo clima é semiárido (aqui não chove para valer há quase dois anos).

Aproximo-me da planta – teimosamente do seu mais alto galho brotam duas pequenas folhas que nem se abriram ainda e nem adquiriram a tonalidade verde. As duas bordas dessas folhas apontam para o céu – parecem duas pequenas mãos em direção ao infinito - como se estivessem rezando: dêem-me água!Dêem-me água!Deixem-me viver!Deixe-me viver... Alguns metros adiante uma planta da mesma espécie foi arrancada pelo vizinho, pois estava crescendo diante da beirada do passeio de sua casa (nas cidades somente pode haver cimento e aço - mas cimento e aço não geram vida !).Aproximo-me mais ainda da pequena planta , percebo uma lagarta aninhada na folha castigada.Entro em casa, encho uma vasilha com água, depois retorno para fora da casa e rego a pequena planta – percebo então que são três lagartas aninhadas nas folhas dilaceradas daquela pequena planta – três lagartas que se tornarão belas borboletas... Apesar de todas as dificuldades: sobrevivendo praticamente sem água, estrangulada pelo cimento e a mercê de ser arrancada pela insensata mão humana aquela pequena planta está lutando pela vida ! Mais do que isso: ela está doando para pequenas criaturas como a lagarta os restantes de folhas despedaçadas que ainda lhe restam. Em meio à sede, à privações e em condições completamente adversas aquela pequena planta ensina-nos a lutar pela vida (mesmo com todas as dificuldades) e sempre oferecer gratuitamente a outras criaturas o que ainda resta de bom em nós...

*Escritor, poeta, filósofo, compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 07/05/2013
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T4278726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.