VÁRIAS...

VÁRIAS...

Hoje, 06 de maio de 2013, estou com o espírito variado! Quero escrever sobre diversos temas!

Começo com a mudança, há mais ou menos uma semana, de reinado na Holanda. A Rainha Beatriz, após trinta e três anos, abdicou do trono, passando-o a seu filho sucessor Príncipe Willem. A nova Rainha, agora, é Maxima Zorreguieta, argentina. Os “manos” estão com tudo: têm o Papa Francisco, a Rainha Máxima e Messi...! Um dos momentos mais marcantes, para mim, foi o casamento dos ora detentores do trono da Holanda. Perto de dez anos. Existe um vídeo, no You Tube, dessa cerimônia, que é de uma beleza deslumbrante! Antes do início da celebração, com os dois já no altar, há a apresentação do tango Adios Nonino, do fenomenal Astor Piazzolla. Quem não assistiu não sabe o que está perdendo. Emocionante, principalmente, com a rápida apresentação do coral. O bandeonista é sensacional, Carel Kraayenhof. Maxima não conteve as lágrimas. Procurem no You Tube.

Minha esposa Iara, viu a cerimônia de transmissão da coroa. Como sabe de minha admiração pela agora Rainha Maxima, disse-me que ela se portou como tal. Sóbria, muito bem vestida, como uma verdadeira artista. Não me contive:

- Então, a Holanda tinha a Rainha Beatriz. Agora, tem a rainha boa

atriz!

-o0o-

Almoçamos todos os dias, já perto de vinte anos, em um restaurante por quilo, o Summer Fast, que fica defronte ao meu prédio. Angélica, uma espécie de gerente, tornou-se nossa muito amiga. Espalhafatosa, gosta de falar alto, mexe com todo mundo, mas respeita muito a professora Iara, sempre lhe perguntando sobre casos da língua portuguesa. Dia desses, parece que reclamou com a Iara, qualquer problema com a barriga da perna, que lhe estava incomodando.

- Dona Iara, por que se chama barriga da perna?

- Creio que seja porque tenha alguma semelhança com a barriga.

Também, é chamada de batata da perna. Trata-se de uma figura de linguagem chamada catacrese. Esta é definida, grosso modo, pelo uso de uma palavra que, na realidade, trata-se de outra coisa. É uma espécie de metáfora. Além do exemplo acima, podemos citar pé de cadeira, pé de cabra, embarcar no trem, olho d’água, nuvem de fumaça, enterrar a faca no peito.

Interessante a lição!

-o0o-

Pequenas atitudes deixam-nos felizes! Hoje, minha filha Patrícia me telefona, desesperada, pois, seu marido, o Gustavo, estava no aeroporto de Navegantes, em Itajai-SC, a espera do vôo de volta, onde fora a trabalho. Não chegaria a tempo em Santo André, para a compra de ingressos do show da banda Black Sabbath, imaginem, em outubro próximo. A venda de ingressos abriu neste dia de 06 de maio e já estavam quase esgotados. Para que serve o vovô? Além de apagar incêndios, serve para essas situações.

- Pai, dá para você comprar os ingressos pro Gustavo e pro João? Precisa ser com cartão de crédito, e eu não tenho! O posto de venda fecha às 21 horas.

Lá fui eu, junto com meu neto João Vitor, e conseguimos a compra.

Como o JV faz aniversário em outubro, lhe disse que aquele era meu presente!

Poucas vezes vi alguém tão feliz. Ele beijava os ingressos, expressando sua alegria!

Eu, também, fiquei!

-o0o-

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 06/05/2013
Código do texto: T4277532
Classificação de conteúdo: seguro