Como viver num mundo de Marta e ter o coração de Maria

Existe um trecho bíblico que muito me impactou desde que o li pela primeira vez há uns 14 anos atrás.

Está inserido nas Escrituras Sagradas a história de Marta e de Maria.

Diz a Bíblia (Lucas 10:38 a 42) que Marta era aperreada, alvoroçada, inquieta, ansiosa e que se detinha em fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Enquanto que Maria, bem diferente de sua irmã Marta, era serena, tranquila e estava sempre aos pés do Senhor.

Certa vez Jesus foi visitar a casa delas e Marta estava lá toda ligadona, acelerada, cheia de atividades. Maria, por sua vez, deu atenção ao Mestre e ficou aos seus pés, conversando com Ele.

Marta, inquieta e aborrecida, disse ao Mestre: Senhor, manda que ela venha me ajudar nas minhas atividades!

Jesus, sabiamente respondeu: Marta, Marta estais inquieta e atribulada com muitas coisas, enquanto que Maria escolheu a melhor parte e esta não lhes será tirada!

Sempre que estou meio acelerada, lembro-me desta passagem e volto a me aquietar com os sábios ensinamentos de Jesus Cristo. No entanto, não é demais perguntar: Como viver como Maria num mundo em que Marta predomina?

Sim, tudo hoje é urgente. É para ontem!

O imediatismo tomou conta das pessoas. Seus comportamentos são alicerçados num rompante. Há urgência em vários aspectos.

As pessoas perderam a sensibilidade até de escutarem as outras.

Já percebeu que muitas vezes você começa a falar e o seu ouvinte já vai lhes cortando, acrescentando algo que nem era isso que você queria expressar?

Percebeu como as pessoas são péssimas na virtude do ouvir?

Pior ainda é quando você vai completar sua linha de raciocínio e o mau educado (isto mesmo) lhes atropela dizendo: já sei, você quer dizer isto, isto e aquilo outro.

Não é bem assim, na verdade sua lógica era bem díspare daquela que o sabidão mau educado precocemente interpretou.

Chata de carterinha que sou, e ainda sindicalizada (rsrsrs), quando uma situação destas acontece comigo, falo: Dá licença: Tenha paciência e deixe-me concluir meu raciocínio, por favor!

Voltando à historinha narrada acima, Maria foi esperta e escolheu ficar ouvindo o Mestre Jesus, enquanto que a acelerada Marta estava atribulada com carga excessiva de trabalho, esquecendo-se da melhor parte que era ficar aos pés de Jesus.

Diante de tudo o que já foi exposto nesta crônica, peço que você se lance também aos pés do Senhor e tenha um coração de Maria num mundo cheio de Martas, sabendo que basta a cada dia o seu próprio mal.

Por fim, deixo para sua meditação:

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (1ª Pedro 5:7- Bíblia Sagrada).

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 05/05/2013
Reeditado em 05/05/2013
Código do texto: T4275229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.