Placar consolidado

Havia muito tempo que o problema de Heródoto eram mesmo as hemorroidas. Padecimentos, constrangimentos faziam parte da doída rotina. Fazia lá os semicúpios recomendados por especialistas, usava os medicamentos, mas nada... Nada de se ver livre da moléstia. Entre os médicos consultados, um fora taxativo: o problema era cirúrgico. Heródoto fez ouvidos moucos e seguiu vida adiante, mas uma espécie de meia vida, tamanhos eram os incômodos.

Não era só a vergonha que o deixava a léguas da operação, mas, sobretudo, o medo, o terrível medo da anestesia, do pós-operatório, da morte.Um pavor de fazer inveja ao cabo Roque, aquele famoso personagem de Dias Gomes! De nada adiantavam os depoimentos de tantos e tantos que foram bem-sucedidos e se curaram. Cirurgia? Jamais. E assim, acomodado em almofadas, ia o homem trabalhando no escritório, com a doença mitigada pelos lenitivos.

Até que um dia... Bem, basta dizer que dores fortes o acometeram e outra saída não havia senão a ajuda dos médicos. Procurou o primeiro, famoso especialista, que lhe indicou a faca. Não satisfeito, ouviu um segundo, que referendou o bisturi. Insatisfeito e aterrorizado, ouviu do terceiro, aquele mesmo de quem inicialmente falamos e que recomendara a cirurgia:

- Me admira o senhor não ter resolvido esse problema até agora. Tome a sua guia e só me encontre no hospital...

- Mas doutor, não tenho acompanhante. Minha mulher viajou com as crianças. Passe-me um remédio.

- Acompanhante se arranja. Não me volte aqui. Urgência.... Nos encontramos no centro cirúrgico.

Heródoto, desolado, seguiu seu destino. Ligou para os amigos. Todos lhe repetiram que era preciso atender aos médicos. Mas... Mas e o medo? E se houvesse um erro de avaliação? Lembrou-se do Humberto, um companheiro bem-humorado,sensato, que vivia a vida com leveza, e era capaz – quem sabe – de lhe apresentar um alento:

- Olhe, amigo, consultei três médicos hoje. Todos me mandam operar. Você sabe muito bem o que penso disso. Estou querendo consultar outro...

- Mais um?

- Certamente.

- Não é o melhor caminho.

- Como assim?

- Mesmo que ele discorde dos outros, será um contra três.

- Sim?!

- Se três disserem não à faca, o jogo ainda estará empatado e o amigo ficará na dúvida. Você teria de consultar mais um, para ter um 4 x 3, que já é vitória apertada.

No dia seguinte, Heródoto – com a força daquele óbvio argumento numérico – se encaminhou para o hospital... O acompanhante foi o Humberto; a cirurgia, um sucesso; mas do medo o homem não se curou...