"Cidadãos indígenas"

Segundo os técnicos e historiadores, a desnutrição indígena em Mato Grosso do Sul tem sua origem no descobrimento do Brasil, quando iniciou-se o processo de colonização e catequização para torná-los “civilizados”.

E de acordo com os dados oficiais até o ano de 1500, viviam no Brasil cerca de cinco milhões de nativos, (índios) hoje a população indígena é de aproximadamente (900) mil indivíduos, nas aldeias e distribuídos nas grandes cidades e, constam desses mesmos dados que a segunda maior população indígena está em Mato Grosso do Sul.

Os indígenas brasileiros foram expulsos de suas terras, hoje perambulam pela periferia das grandes cidades, mendigando emprego, pão e direito a ser cidadãos, recebendo desprezo e discriminação. As “reservas” indígenas são apenas projetos ridículos que não chegam sair do papel, quando saem não atendem às necessidades dos mesmos.

É comum ouvir-se ou ver alguém dizer que não gosta de índio, que índio é vagabundo, preguiçoso e etc. Porém esquecem-se que esta terra (É) deles. E que quando os portugueses aqui chegaram, eles já viviam e eram sim os verdadeiros donos da terra de fato e de direito!...

Eles foram escorraçados, seu povo foi humilhado, sua cultura foi saqueada, suas mulheres violentadas...

Nem caça, nem pesca nem terras!...

Tornaram-se vítimas da “civilização Branca”!!!

A partir daí, eles passaram a ser dominados pelo homem branco que lhes subtraiu a inocência, seus hábitos, seus costumes, suas terras, sua crença, ou ainda sua liberdade, chegando quase a extinção total de nações inteiras de várias etnias indígenas. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Quando foram criadas as “aldeias demarcadas” pela FUNAI, seus espaços ficaram reduzidos a míseras e insignificantes “reservas” que não lhes deixa opções. Não tendo como plantar, eles vêem-se obrigados a ir para as cidades procurar emprego e moradia, ou arrendar suas poucas terras para fazendeiros inescrupulosos, ficando submetidos assim a todo tipo de exploração.

Para que seja minimizado o problema da fome indígena no Brasil de uma forma geral é necessário que haja novas demarcações de terras, ampliação das áreas de plantio, e que criem-se programas de acompanhamento por técnicos e engenheiros agrícolas, fornecimento de sementes, e fixação do dos mesmos no campo, dando-lhes escolaridade e profissionalização, assistência médica e infra-estrutura para estas aldeias criando-se assim novos e dignos cidadãos indígenas.

Afinal! Qual é o papel do INDIO no Brasil?

Indio só serve para ser atração turistica para gringo?

INDIO??? Já está na hora de abolir-mos esse termo (INDIO)!

Eles são Ciddãos NATIVOS!

Este texto faz parte da coletânea ARNALDO 100M CON{S}{C}ERTO, e está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o n° 618-350 Livro 1-186 Folha 234. Em 14/10/2013 RJ.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 19/04/2013
Reeditado em 01/11/2013
Código do texto: T4248600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.