La bella Italia - Che Meraviglia!

Quero relatar uma experiência. Gosto muito de viajar - quem não gosta? Vários lugares me atraem, porém, nenhum outro tanto quanto a Itália, desde criança sou fascinada por sua cultura. Em maio de 2012 concretizei esse sonho, e não me decepcionei. Estive em sete cidades italianas: Milão, Gênova, Levanto, Florença, Pisa, Roma e o Vaticano. Todas elas têm seu encanto particular: Milão, com a Galeria Vittorio Emanuelle e a Piazza Duomo, suntuosa catedral que levou 500 anos para ser construída. Tive a oportunidade única de assistir ao show de comemoração de 30 anos da Radio Italia, com direito a ver e ouvir Laura Pausini de perto. Gênova foi a segunda parada, uma cidade portuária repleta de histórias e com um aquário marinho imenso, ótima experiência para quem viaja com crianças, meu filho gostou muito! Levanto, uma cidade localizada na província da Ligúria, região litorânea bastante tranquila. Essa deixou muitas saudades, pelo ar bucólico e seus apenas cinco mil habitantes. Uma cidade extremamente limpa, com moradores simpáticos e receptivos - senti vontade de ficar ali e não mais voltar. Conhecemos seus arredores, a região de Cinque Terre, onde as pessoas fazem trilhas e conhecem as cinco terras (cinco cidades) à pé, pois são muito próximas uma da outra.Vale a pena ressaltar que as Cinque Terre foram qualificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma das peculiaridades dessa região é o fato de que várias de suas construções datam da época medieval. Conhecida também pela produção do vinho Sciacchetrà: um fantástico vinho de sobremesa, produzido em pequena escala e de forma artesanal. Uma outra bebida muito apreciada na região da Ligúria é o Limoncello, uma espécie de licor de limão siciliano, delicioso. Sobre Levanto, descobri que essa pequena cidade foi alvo de uma matéria no Globo Repórter em 2010, como uma das melhores para se viver, nota dez em qualidade de vida. Me senti privilegiada em conhecê-la e provar seu ritmo de vida por uma semana. Seguimos depois para Pisa (isso mesmo, aquela da torre inclinada), também encantadora, com diversas construções antigas e muito bem conservadas, da época renascentista. Depois de Pisa, a nossa próxima parada foi Florença - pura arte à céu aberto, como a réplica de Davi e a casa onde morou Galileu Galillei, conservada até hoje como patrimônio. Eu deveria reservar uma crônica à parte apenas para descrever a culinária italiana. Não é por acaso que essa terra tão cativante inspira tantos filmes e livros, muito acolhedora e rica em sabores, aromas. Os vinhos realmente têm um sabor especial, e o que é melhor, não são caros. Outra iguaria deliciosa é a Focaccia - uma massa de espessura bem fina que consegue ser macia e crocante ao mesmo tempo, e com várias opções de recheio. É interessante observar que assim como no Brasil, a culinária italiana muda muito de uma região para outra. A lasanha de Gênova é preparada com um molho pesto, à base de manjericão, e, pasmem: sem queijo. Já em Florença, é muito famosa a Bisteca Fiorentina. Em Levanto, meu prato preferido era a Focaccia com Atum. Realmente é uma infinidade de sabores. Além da gastronomia, o que nos faz apaixonar é a história, e as tradições do povo italiano. Em Roma, nosso destino final, assistimos a uma ópera. Certa vez ouvi uma amiga dizer: "nossa, que músicas deprimentes!". Eu confesso que lastimável foi ouvir a opinião dela. Claro que é só uma questão de pontos de vista, gostos diferentes, mas como é emocionante assistir a uma ópera. Ainda quero relatar mais detalhadamente essa experiência, a crônica foi apenas uma rápida explosão de nostalgia. Roma foi incrível: o Coliseu, as ruínas imperiais, degraus espanhóis e a bela Fontana di Trevi. A Fonte e o Coliseu são magníficos à noite. Se quer uma ótima dica, anote esta: vá até estes pontos em horários diferentes. Conhecemos o museu do Capitólio e o museu dos imigrantes, este último mostra a triste época da segunda guerra mundial e a fuga dos judeus. Senti arrepios ao contornar à pé o Coliseu, e imaginar tudo o que já aconteceu na época em que os cristãos eram terrivelmente perseguidos. Decidi não me contentar em somente em conhecer a Itália. Voltarei lá.

Quem sabe eu consiga relatar tudo isso de uma forma mais detalhada em um livro. Escrever é relembrar, reviver. Parafraseando Lao Tsé: "Uma longa viagem começa com um único passo". Acrescento : um livro começa com a primeira página.