ASSIM COMO NA ÍNDIA, TAMBÉM NO BRASIL

Em 16 de dezembro do ano passado, o mundo ficou perplexo e revoltado diante de um acontecimento bárbaro. Trata-se do estupro coletivo ocorrido dentro de um ônibus, contra uma jovem de 23 anos estudante de medicina, na cidade de Nova Déli capital da Índia. A jovem, que foi violentada por seis homens que também a agrediram com barras de ferro, ficou internada em estado grave, e depois não resistiu e veio a falecer. O país entrou em comoção nacional, com direito a vários protestos e passeatas pela ruas, do povo indiano que clamavam por justiça.

Todo o mundo se indignou, inclusive nós brasileiros, e até se tachou a Índia de país de bárbaros, e onde a civilização ainda não chegou. Mas assim como lá, também acontece cá, em terras tupiniquins, em nosso Brasil, considerado um país pacífico, caloroso, e que recebe a todos de braços abertos. Pois justamente na chamada Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, e onde o Cristo Redentor, de braços abertos, simboliza o acolhimento a todos, a mesma barbaridade também se repetiu. No sábado, 30 de março, uma jovem turista norte americana de 21 anos foi estrupada por três homens em uma van, enquanto o namorado dela, que é francês, foi algemado e agredido com uma barra de ferro. O crime teve repercussão internacional, e revelou mais casos desta mesma natureza que já havia acontecido antes, inclusive pelos mesmos bandidos, na cidade do Rio de Janeiro. E teve que acontecer com turistas estrangeiros, para que as nossas autoridades viessem a se mobilizar; e isto, numa cidade que será a sede da Jornada Mundial da Juventude ainda este ano, bem como da Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente.

Como se ver, a Índia também é aqui; assim como o Haiti, a Somália, o Iraque, e muitos outros, no que revelam as nossas tristes mazelas, as nossas realidades coloniais, a selvageria, a barbárie...E onde a civilização humana, parece mesmo, que ainda não chegou !