Os Políticos e Os Alienados

(Inspirado em cena do filme “Julio César")

Ontem a noite, navegando sem destino certo pelos canais da TV, deparei-me com um antigo filme chamado “Julio César”. Parei para dar uma olhadinha e, sem que eu esperasse, por alguma desconhecida magia, fui transportado para o tempo em que a cena se desenrolava.

Cheguei no momento em que, por uma das ruas da Roma antiga, vinha caminhando um dos Casares, já bem idoso, de braços dados com Marco Antonio e seguido por um bando de bajuladores. Gaiatamente, infiltrei-me na turba e, me fazendo bajulador com ela, passei a acompanhar os acontecimentos.

Vi quando o imperador, olhando para a sacada de um prédio, avistou Cássio, um dos senadores romanos. Notei que, fechando o semblante, César puxou Marco Antonio pelo braço para cochichar em seu ouvido:

- Antonio, não quero aquele homem próximo a mim.

- Por que, César? Ele é um ótimo cidadão, cumpridor dos seus deveres e muito respeitado por todos – retrucou Marco Antonio, um pouco surpreso com a observação do velho imperador.

- Sim, Antonio, – Respondeu César – Mas ele lê muito, estuda muito, observa muito e raciocina muito... Ele muito perigoso! – E arrematando – Quero a meu lado homens gordos e preguiçosos – (acho que, naquele tempo, obesidade era sinônimo de preguiça) -, esses são inofensivos!

Eu, por meu lado, com aquela observação imperial na cabeça, empurrado por uns e pisado por outros, deixei a multidão e voltei para o presente concluindo com meus botões:

“Pois é, agora vejo de onde vem a paixão dos políticos pelo povo alienado.”

ooOoo

Sykranno
Enviado por Sykranno em 06/04/2013
Reeditado em 20/06/2013
Código do texto: T4227385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.