A ILUSÃO COMUNISTA

Uma sociedade totalmente igualitária, sem divisões de classes onde o Estado provê todas as necessidades da população só existe na mente de Karl Marx, esse cidadão nos legou um verdadeiro câncer que vejo se espalhar com sua metástase pelo mundo, quando acompanho os embates entre Coréia do Norte e o resto do mundo.

Quem lê “O capital” e “manifesto Comunista”, os dois pilares da ciência marxista e for incauto percebe que encontrou a descrição do sistema político e econômico perfeito e logo abraça essa bandeira, mas ao ver esse sistema na prática leva um choque de realidade, isso se a sua capacidade crítica e analítica não tiver sido substituída pela ideologia pura e simples.

Uma coisa é inegável: O regime Comunista não deu certo nos lugares onde foi implantado, ele só favoreceu as pessoas detentoras do poder, embora tenha mantido sua Política de partido único e repúdio aos direitos humanos, a Poderosa China abriu o seu mercado para o comércio internacional, e para o Capitalismo, assim foi com a Rússia, se o comunismo se mantém lá ainda é por pura ideologia e para manter quem está no poder.

Os defensores citam Cuba como um paraíso da saúde pública, o que eu particularmente contesto, uma vez que o ditador Hugo Chaves foi tratado lá e houve erro médico, e em recente reportagem foi mostrado que o Sistema Público Cubano cobra sim pelos seus atendimentos e a qualidade lá não é tão boa quanto pensamos, lá, como em qualquer regime comunista, impera a Ditadura, falta de liberdade, perseguição política e um forçoso culto aos líderes que são vistos como Messias Divinos.

Grandes personalidades como Ferreira Goulart e José Saramago (esse no fim da vida) já reconheceram que o sistema comunista está falido, mas se me permite dizer, eu creio que ele jamais foi pleno, pois faltam exemplos práticos; seus defensores não se atentam para uma coisa clara e que está às vistas: as desigualdades naturais entre os homens não podem ser reduzidas a igualdades sociais pelo Estado, todos nascemos com aspirações e aptidões diferentes, enquanto um quer ser um artista, outro que ser empresário e outro funcionário público e assim por diante, consequentemente uns serão bem sucedidos em suas profissões e ganharão fama e fortuna, outros serão medíocres e terão um baixo padrão de vida, não cabe ao estado interferir nisso e forçar uma igualdade de classes sociais, quando as pessoas não são iguais; Se existem classes diferentes em uma sociedade isso se deve a talentos e oportunidades diferentes que todos tiveram, cabe ao Estado sim proteger os menos favorecidos e diminuir.. eu disse DIMINUIR a distância com políticas públicas, mas não punir quem está lá em cima igualando-o com quem está abaixo, o correto é o Estado permitir que os menos favorecidos tenham condições de subir de classe se assim o quiserem e forem competentes para isso, é aquele velho ditado batido “Ensinar a pescar ao invés de dar o peixe”, a única igualdade plena que deve haver em uma sociedade, e isso deve ser uma busca obsessiva de todo Estado, é a igualdade formal, a igualdade perante a lei, mas eu não vejo sentido em um Ditador querer uma sociedade justa e igualitária, quando ele próprio se coloca acima dos cidadãos morando em mansões e amealhando fortunas em paraísos fiscais, quando ele por pura questão de bom senso e coerência deveria viver como as pessoas que quer “proteger” do Império Capitalista. O mais complicado de tudo isso é que eu vejo críticas ácidas ao capitalismo, que também não é perfeito, concordo plenamente, como qualquer instituição humana tem suas falhas, mas que não aceitam uma passagem só de ida para a Coréia do Norte, com uma escala em Cuba.

Karl Marx deveria até ter boas intenções quando escreveu sua ciência, mas de boas intenções os regimes marxistas estão cheios.