Receita pra sorrir a dois

É tão difícil quando uma amiga te pede uma opinião sobre seu relacionamento e você reúne toda a sua pouca sabedoria e doçura pra não falar na lata o que realmente pensa. Bom, tento ser básica e objetiva (sempre na medida do possível).

Eu aprendi - e foi custoso - que nem sempre nos encaixamos em quem amamos. Por isso os relacionamentos falham... As pessoas querem que o amor venha acompanhado do encaixe e esse encaixe depende dos dois, e não é perfeito.

O que quero dizer é que é mais fácil você tentar encontrar alguém que se encaixe em você, porque o amor será consequência, resultado da cumplicidade, do respeito, do carinho, disso, daquilo, de muitas eteceteras e tal que virão a partir daí.

O amor é o que vem com o tempo. E hoje posso afirmar que sei o que é amor (e me surpreende saber, não afirmo, mas sei que sei pelo que sinto!).

Hoje eu sei onde me encaixo. Sei quem é o dono do abraço que me cabe e que me acalma em todos os sentidos.

Então, relaxa... Você vai se encaixar... (Uma dica simples: quanto menor for a expectativa, menor será a frustração.).

Primeiro é preciso se encaixar em você. Pra depois conseguir enxergar alguém que te caiba. (Começa assim. Aí a paz te invade de vez e você só sente, mal percebe, até alguém te dizer.).

Então, mesmo que não dure. Mesmo que tenha fim. SINTA! É tão bom sentir!

E tem mais: relacionamento é ceder e respeitar o tempo inteiro. Aquele papo de "amor da minha vida" existe sim! O que não existe é perfeição. E as pessoas não tem muita paciência com falhas. A pessoa se engana ou erra uma vez e o relacionamento acaba. Por isso a paciência é fundamental.

É tão bom ter encontrado o amor da minha vida, tão príncipe e tão sapo ao mesmo tempo.

Porque relacionamento é muito complicado, não nego e nem finjo! Já tive mil motivos pra me separar e já me encontrei em mil olhares dele pra desistir de tudo. Daí, eu acho que a maioria das pessoas não dá conta de ser feliz porque procura por algo que não existe: a perfeição.

Se liga: você vai se doer sim! E na mesma medida vai magoar, vai ferir também! Não existe romance ideal se você se abitola na ideia do perfeito, do impecável.

Impecável é aceitar que, num relacionamento, todos os defeitos do mundo acordam ao seu lado pelo menos uma vez por semana. Mas, acima de tudo, impecável, é reconhecer no olhar do outro os motivos pra carregar o mundo nas costas e se deixar ser (re)conquistada ou (re)conquistado diariamente.

Acho, e acho mesmo, que a parte fundamental do romance é se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa.

Pensar no impecável não é proibido, mas que tal pensar também no inevitável e perdoável?

AnaNunes
Enviado por AnaNunes em 04/04/2013
Reeditado em 04/04/2013
Código do texto: T4223223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.