O AMOR É UMA MOEDA E SUAS DUAS FACES

Muito se ouve falar que amor e ódio são duas faces de uma mesma moeda, que um não existe sem o outro, sobretudo dito por pessoas mais realistas ou pessimistas. Mas, o ódio pode mesmo ser o oposto do amor, um sentimento tão bom e desejável?

Penso que não. O ódio não pode ser equiparado qualitativamente com o amor, jamais. Não há nada que possa ser posto ao lado do Amor, que está acima de tudo...

Amor é o sentimento maior, moeda que tem duas faces: adoração e ódio. Sim, a moeda tem nome e se chama Amor. Suas duas faces é que constituem opostos, os quais devem ser aceitos na mesma medida. Adoração é gostar muito de alguém, reverenciar alguém como um Deus, posto que revela um sentimento divino, o Amor. Já o ódio é a repulsa de gostar muito de alguém e de não buscar mais outra pessoa, a constatação que esse Deus não passa de um humano como qualquer um, passível de cometer erros e imperfeito.

Um enorme erro ocorre quando se ama, negando-se inteiramente o ódio, ou tentando ignorá-lo. Com isso, tem-se o amor pela metade, somente a adoração, corrompendo-se em pura veneração, em idealização de uma Deusa inatingível e que não existe, fugindo-se do que é de fato a pessoa amada, com um sentimento deturpado, transformado em mera paixão tola. Esse é um erro comum, geralmente resultado da falta de maturidade, que se consegue alcançar só levando muita porrada na vida.

Então, aceitar o Amor como adoração e ódio não é tarefa das mais simples. Nem todo mundo consegue Amar na vida. Isso não é ruim, pelo contrário, tira a necessidade de todo mundo ter de amar. Raros os que conseguem Amar na vida. Se você for um deles, parabéns, felicito-o. Eu mesmo acho que não sirvo para isso... apesar de.

As pessoas se machucam com o Amor, a gente se machuca sim. Mas, é melhor tentar buscar o Amor, ainda que seja doloroso, do que cair na besteira de se iludir ou querer ver alguém de uma maneira falsa. Procurar o Amor por inteiro, adoração e ódio. Não é fácil. Mas, a gente só tem uma vida e poucas chances. Cara ou coroa? Fico com os dois. O amor é uma moeda e suas duas faces.

-------------------------

PS: mudei para "Atávico", porque o que busco é uma característica que se perdeu ao longo das gerações, uma qualidade ancestral, do tempo do início da vida...

Cephas
Enviado por Cephas em 22/03/2013
Reeditado em 22/03/2013
Código do texto: T4201587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.