Crescimento da ética

Neste Brasil o que mais me incomoda não é algo material e sim a falta de conscientização e ética. Em vários espaços que frequentamos a cultura da falta de educação está presente, infelizmente é necessário que haja campanhas de ética. A população deve se envergonhar e concertar o modo de agir para que o país seja tanto rico de coisas materiais, tanto de coisas morais para sermos vistos como um exemplo, não na forma de uma escopeta e corrupção.

Na escola já é possível ver como a educação deve ampliar este tema e ser mais rígido com as leis, para que as pessoas vejam autoridade do governo de controlar as coisas básicas que um ser racional deve ter. Na fila na hora do recreio muitas pessoas furam-na e acham que é normal fazerem isso de tão acostumadas que estão de desrespeitar o próximo. Não tem o respeito com a professora, batendo bate-boca por causa de assuntos banais, uma escassez enorme de respeito com o colega de classe, a civilidade inexistente. Um país que é uma das maiores economias globais, estes costumes é uma lástima! Alunos que gritam e falam alto na sala de aula, diminuindo a qualidade da educação de quem quer realmente estudar, diminuindo a nota do Brasil.

Também não podemos dizer que as escolas estão a mil maravilhas, mas os alunos tem que ter a ética para se expressarem de maneira ética. Cobrar quando os professores não estão dando aula, pela direção ruim da escola, pela piora da merenda, falta de livros e outros problemas que também atinge os alunos, eles devem procurar um meio que solucione o problema, não que o agrave.

Nas ruas vemos uma situação de pessoas que entram no crime, acham que é melhor do que ser íntegro, isso é a falta do governo de tratar as pessoas com respeito e mostrar o correto que deve ser feito. Até as leis do país são brandas, não impondo respeito nos cidadãos. Pessoas jogando lixo no chão e depois tem a cara de pau de falar que é o prefeito o culpado da enchente. Motoristas xingando no trânsito, a selva moderna que resulta até em morte por causa da ira incontrolável de um ser humano transtornado com um engarrafamento. Discussão em loterias e bancos por causa da fila preferencial. Carros da polícia, de políticos, da prefeitura e particulares estacionado em lugares destinado a pessoas com deficiência ou idosas. Faça algo para melhorar os sentimentos, hoje ira equivale a morte.

Casas desabadas pela desestruturação das famílias pela falta de consciência de que um ato pode fazer na mente de uma criança, conversas sem conteúdo que não edifica ninguém, falta de tolerância que resulta numa má convivência da sociedade. O abalo da família é algo que não deve acontecer para construir um país digno de ética, isso se começa em casa pela educação que em muitas vezes precisa de ajuda de fora. Construção de ética é uma questão complexa que dia a dia está sendo implementadas novas soluções para velhos e novos problemas.

Não podemos mudar o mundo sem antes mudar nós mesmos para sermos cidadãos corretos, todos somos humanos e por isso erramos, mas com a vida surge a experiência que faz que erros sejam evitados e estes conhecimentos devem ser repassados para que outros não errem também. Num pais tão diversificado deveríamos ter em comum a conduta de bons habitantes, se todo mundo quer se dar bem, no fim não dá nada de bom para ninguém e as situações se agravam.

Não adianta nada pedir cadeiras novas para uma sala, se são os próprios alunos que quebram o patrimônio. Não se cobra lixeiras novas se a cidade tinha tudo em perfeito estado e alguns queimam e até roubam as lixeiras para benefício próprio e ninguém denuncia. Ninguém pode reclamar do tráfico de armas se compra DVDs piratas beneficiando o próprio tráfico. Não se pode reclamar de políticos que roubam se você mesmo admite que faria o mesmo se tivesse no lugar deles. É complicado reclamar que a alimentação está cara, se é comprado o celular de última geração com impostos altos e não falar nada a respeito disso.