Era uma vez, uma casa

Nesta manhã de março, ganhei a rua, com destino certo e fim determinado! Desde ontem, quando em uma Livraria encontrei o irmão de uma amiga-irmã, que Deus, há seis anos levou para habitar no "Condominio dos Anjos" E, aqui estou eu, na esquina de uma Rua, em um dos Bairros, chamados de "nobres" da cidade.

A emoção e a ansiedade me assaltam, os olhos a procura da casa, do jardim, do portão da entrada, o terraço, gaiolas de passarinhos, a janela da frente, sempre aberta, o vento a brincar com cortina branca fina e transparente, que acenava para quem, pela calçada da casa, aquela hora da manhã, passasse.

Bonita, bem cuidada, aconchegante, acolhedora, misto de simplicidade e grandeza do coração generoso de uma mulher, que dividia sua vida, coração e alma, entre a familia, o trabalho, os amigos, e o dever. Ali estava eu, mas, naquela rua, no mesmo lugar, não tinha mais casa.... Agora, hoje, a casa só existe na minha memória, na minha lembrança, a casa, continua erguida.

A memoria e a lembrança, amparando-se, uma na outra, de mãos dadas andam entre os canteiros do pequeno jardim... e, passo a passo vão ao encontro de um menino e de uma menina, que no balanço armado, a sombra de um mangueira, alegres e felizes brincam.

A lembrança, surpreende a memoria, quando uma voz, pela emoção embargada, convida para sentar-se naquele mesmo banco. È o silencio, pela emoção, convidado, senta-se entre as duas e, logo percebe que, nem o singelo banco de jardim, existe mais. E agora... fazer o que... conversar com quem... dizer o que...

O silencio, continua calado e mudo. E, a memória vai alimentando a lembrança, aguçando o sentir da falta da amiga, que se foi antes de nós. E agora, aqui, levada pela amizade que, o tempo de ausência, transforma em boas lembranças, e na saudade amena, quase doce, a gente constada, que afinal é, tudo que resta.

E eu aqui: A casa, aquela casa que abrigou vidas e sonhos, alegrias e tristezas, momentos de lazer e felicidade, agora, como que, por encanto, é um Prédio, de dez andares!

Entro no carro, mas não dou partida. Parada, inerte e pensativa com as duas mãos ao volante postas, apenas. olho para frente de mim! Eu, me pego, não me olhando de frente, porém, me olhando na frente do tempo que imagino a mim, restar... e bato de frente, com a crueza e a realidade da insignificância humana, que mi diz, com todas as letras, que, "Nada, é para sempre".

È assombroso sim, constatar que aqui: "Era, uma vez uma casa"

Josenete Dantas
Enviado por Josenete Dantas em 15/03/2013
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T4189734
Classificação de conteúdo: seguro