487

“Os músicos da geração passada tem que voltar a ativa para ensinar os jovens como é que se faz”.

Isso me incomodou por varias razões, primeiro ser bom não te torna um bom professor ou melhor, ser bem sucedido.

Segundo você pode ensinar o que é uma nota, mas não a sentir a música, para se compor, para criar qualquer coisa é preciso ter a ideia, o sentimento o novo ou mesmo o velho a inspiração ter aquela visita inesperada o sentimento coisas que estão mais propensas aos jovens do que aos velhos quando se trata de musica, escrever uma musica sobre a primeira experiência sensual é muito mais empolgante do que sobre a primeira visita ao proctologista, viver acelerado, falar sexo, drogas e rock ‘n’ roll depois uma certa idade pode soar falso e ridículo, mas algumas pessoas tendem a cultuar aquilo que querem manter vivos em suas memórias, por isso é mais fácil as canções de amor ou melhor os cantores de canções de amor durarem mais tempo, mesmo com um ritmo mais lento é possível emocionar é complicado protestar por trinta, quarenta ou cinquenta anos as pessoas começam a esperar resultados e você mesmo começa a duvidar da causa.

Terceiro os tempos mudaram os anos 60 (que infelizmente e felizmente eu não os vivi) foram tempos complicados tanto no Brasil, quanto no resto do mundo e tempos complicados inspiram a atitudes inovadoras, coisas novas das quais eram tachadas como sem valor e que hoje são cultuadas como grandes, tinham o seu publico que em parte envelheceu e esqueceu e outros que conheceram no meio do caminho quando não era mais subversivo gostar daquilo e ai é fácil.

1# “Nice guys don’t play rock ‘n’ roll”.

Esse é outro ponto que mudou radicalmente antes se tinha um visual de bandido, porque as ideias eram mais quadradas e eu pergunto quem gostaria que os tempos fossem os mesmos, incluo os saudosistas de saudade, saudade dos campos e bla bla bla, gostaria de saber se tem saudades de esperar por um telegrama para se ter noticia dos parentes de doentes de se despedir de um filho que vai para a “capital” e ter quase que a certeza de que nunca mais irá vê-lo, de não ter os seus direitos cerceados pela ditadura militar, tudo isso vai inspirar a musicas novas e mesmo os artistas jovens de hoje conseguiriam fazer trabalhos bem diferentes.

O que me leva a quarto ponto, quantos festivais de bandas independentes “vocês “ ( no sentido de gente que reclama dos jovens músicos) tem ido assistir, qual foi a ultima pessoa nova que você viu ao vivo e disse esse é bom ou mesmo esse é ruim, mas eu nunca tinha escutado antes, ter opiniões sobre aquilo que se tem uma grande massa com ideias criadas é fácil criticar o mundo por simplesmente criticar é mais fácil ainda o difícil é fazer a roda girar.

Por fim, mas não menos importante o quinto e ultimo ponto percebo que muitos tem saudade de uma época áurea, quando conheceram as musicas de uma época passada ou de quando escutaram tais musicas, provavelmente na sua juventude e aqueles caras diziam aquilo que você precisava ouvir naquele momento hoje as pessoas precisam ouvir outras coisas, as pessoas se chocam outras coisas, elas apaixonam por outras coisas e pessoas o mundo e grande parte dos seus ídolos se estivessem vivos ou ativos também, alguns pararam justamente por ter mudado e saber que você não seria capaz de compreende-lo, o problema da arte é que todo mundo acaba gostando em um determinado momento, gostando tanto que qualquer coisa fora do gosto se torna sem valor!

1 musica do Guns ‘n’ roses (pelo menos a versão que me inspirou)

Horse Spirit
Enviado por Horse Spirit em 16/02/2013
Código do texto: T4143140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.