Redes Sociais - A caça e o caçador

Em redes sociais, o que entra pelos olhos, a mente registra e não esquece. Depois de alguma observação, principalmente no que diz respeito à pregação de tolerância, já de início, é possível enumerar algumas controvérsias.

Para começar, cada um sabe o que gosta ou não, isso é uma questão individual e é uma forma de intolerância não respeitar os diferentes pontos de vista.

Em segundo lugar, ficar criticando ou tentando promover uma mudança nas postagens dos murais alheios é a mesma coisa que invadir uma casa e apontar todas as falhas na decoração, Não é de se admirar que não se seja convidado novamente, né?

Se há um princípio básico para manter qualquer relação é o respeito.

Liberdade de expressão não deve jamais ser confundida com libertinagem na expressão. Agressões gratuitas, xingamentos, calúnias e difamação são crimes passíveis de pena previstos no Código Penal Brasileiro.

Toda ação gera uma reação e é ilusão pensar que uma hora ou outra não vá se sofrer as consequências.

Debates podem e devem ser estimulados como forma de crescimento e aprendizado, jamais como imposição. Querer que outro ser humano, dotado de inteligência (ou nem tanta) "engula" opiniões com as quais não concorda é no mínimo um ataque de arrogância.

Ninguém é igual a ninguém. Até gêmeos idênticos diferenciam suas personalidades nas escolhas que norteiam seus caminhos. O que serve para um, não necessariamente serve para o outro.

Ataques a opiniões, opção sexual ou religiosa são constantes e geralmente partem de quem se acha o suprassumo da perfeição e retidão de caráter. Será que por um momento param para pensar que há um ser humano por trás da tela? Um ser humano que tem seus sonhos, sentimentos, escolhas e principalmente o direito de ser como é?

As redes sociais têm um papel importante por promover a oportunidade de lidar com o diferente. De permitir que relações sejam estabelecidas sem que as distâncias geográficas ou culturais impeçam o nascimento de valiosas amizades e lições que fazem bem ao dia a dia.

Todo ser humano tem suas qualidades e defeitos. Há momentos em que uma ou outra característica se evidencia de forma mais intensa. Se não é possível tolerar, o botão desfazer amizade foi feito para ser usado.

Se há algo que considere crime, o melhor é denunciar. As autoridades, com certeza, terão mais recursos e competência para resolver.

Tudo o que se publica se propaga. Cabe a você decidir se pende para o lado do bem ou do mal.

É muito mais fácil conseguir com que alguém pense mais profundamente em determinado assunto, quando abordado com educação e respeito. Não que isso vá fazer com que mude de opinião, mas o fato de analisar já o torna mais maleável e propenso a demonstrar consideração. Enquanto o contrário também é válido, quando há ataques e ofensas é sempre provável que haja retorno.

É como diz um velho, mas sempre atual ditado:

“Um dia é da caça, outro é do caçador”.