NÃO SENDO HIPÓCRITA EU PREFIRO UM EU TE ODEIO

Por um tempo achei que o choque era assassino, era agressivo, era malvado. Contudo, hoje reconheço que este é duro, mas tem um grande poder educativo e até curativo. Por várias vezes vi meu pai bater fortemente no nosso rádio de pilha, quando este parava de funcionar. Essa era uma prática aprendida espontaneamente que tinha efeitos. O afago de uma mão carinhosa é gostoso, mas provoca até sono, isto é, acomoda e nos faz dormir. Um Eu Te Amo é a melhor palavra do mundo, mas apenas conforta o ego, confirma o sentimento de alguém e nos faz sentir-se um herói. Já um Eu Te Odeio é dolorido, porém nos impele a perguntar por que alguém nos odeia. Em suma, Um Eu Te Amo é normalmente interpretado pelo nosso eu interior como uma resposta às nossas qualidades, enquanto Um Eu Te Odeio é recebido como uma provocação aos nossos defeitos. O primeiro afaga nosso sentimento, o segundo nos move a fazermos perguntas sobre nós mesmos e sobre os outros. O Eu te Amo gera a paz, mas pode esconder a maledicência, inclusive o ódio que alguém não quer revelar às vezes por medo ou dependência. Um Eu Te Odeio é totalmente desnudo, revela o verdadeiro ser, dificilmente alguém vai dizer que odeia quando ama, não há necessidade disso; dizer que odeia não é motivo pra ludibriar nada, pra fazer média. Já ao contrário, dizer que ama pode ser motivo para tal; todos sabem do famoso beijo de Judas, das malícias de Dalila pra trair Sansão. Então, um carinho é bom, mas pode ser traiçoeiro. O Eu Te Odeio, apesar de desconfortável, gera um conflito e este nos dar a possibilidade de contato com nossos limites. Dessa forma, podemos nos dar conta de quem somos e consequentemente tomar uma atitude de mudança. A mudança é a raiz nevrálgica da vida. Quando Heráclito afirmou que ninguém toma banho no mesmo rio duas vezes poderíamos interpretá-lo como um louco, abstraído, distante da realidade. Todavia, se analisarmos bem a dinâmica da vida notaremos que o sustentáculo da vida é a mudança, não querer mudar é querer morrer. Sendo assim, o choque é o melhor professor, pois ele justamente nos obriga a nos mexermos. Depois de um choque quem ficaria parado? Porém, tudo tem limite, diz esta frase do senso comum, com alto grau de sentido, muito bem endossada pela ideia de justa medida proclamada por Aristóteles. Nesse sentido, quem suportaria um choque de 1000w? Isso significa que devemos manter uma abertura para as críticas, questionamentos, mas mantermos ativos nosso espírito de autodefesa natural a qualquer ser vivo. Dizer que não gosta de um Eu Te Amo pode ser um contrassenso. Mas sinceramente se este não for para realmente me amar, sem hipocrisia, eu prefiro um Eu Te Odeio.