O guerreiro e o alquebrado (Crônica de um guerreiro)

Um guerreiro altivo, brioso, intrépido, no auge da sua garbosidade, caminhava por uma erma vereda. O sol lhe fustigava a fronte, mas seu espírito mantinha a lucidez e seus passos eram seguros e confiantes.

Em um ponto do caminho encontrou, estatelado, indubitavelmente alquebrado, exangue, pois sem forças para soerguer-se, levantando-se por si mesmo, um guerreiro da outra facção.

Ele prostrou-se, genuflexo, ao lado daquele corpo inerte. Percebeu que respirava. Levantou-se. Ficou, por um átimo de tempo, a divagar, a cogitar sobre como proceder. Até levou a mão à espada, para traspassá-la no inimigo, porém recuou do intento. Lembrou que uma vez ouviu um sábio que lhe disse, nesses termos:

- Esses não são nossos inimigos! São apenas meio estouvados, estabanados, imprudentes, e quase sempre não sabem o que estão fazendo. Que caem no caminho e neles tropeçamos. O que temos que fazer é ajudá-los a se levantar. E dar-lhes as mãos para que, arrimados uns nos outros, possamos seguir em frente e travarmos a verdadeira batalha. A batalha contra os nossos preconceitos, nossa indolência, nossa insensibilidade, nossa arrogância, nosso vão orgulho.

Então, valendo-se da sua força, levantou o outro. Esse o olhou, de soslaio. Estarrecido, espantado.

O guerreiro retribuiu o olhar, porém com um sorriso, demonstrando compaixão e acima de tudo, ternura. Um afeto brando, pois ainda não estava afeito a grandes efusões de sentimento. Mas era um começo.

Disse para aquele espírito debilitado fisicamente, enquanto lhe amparava:

- Vamos, meu amigo! Arrima-te em mim! Anima-te! Vamos seguir em frente. Temos uma nova batalha a travar. Vamos travá-la juntos.

Em:

http://valdecirdeoliveiraanselmo.blogspot.com.br

(Crônicas)

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 28/12/2012
Código do texto: T4056964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.