AOS QUE ODEIAM O NATAL

          


          Eis mais um natal. Famigerada data. Dizem que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro do ano 1. Dizem. Mas o que importa a data? Importante mesmo é celebrar Jesus Cristo; cada um do seu jeito. Desde pequeno fomos levados a comemorar o dia 25 de dezembro. Induzidos? Não. Creio que é preciso ser muito teimoso para não gostar e admirar as palavras de Jesus.

          O problema desta data comemorativa é a mudança de foco. Não sei por que cargas d'água o comércio se apropriou do nascimento de Cristo. Num mundo de desigualdade social, de famílias desestruturadas, de princípios morais cada mais distorcidos, a data 25 de dezembro perdeu o foco. Jesus passou a ser garoto-propaganda de brinquedos e diversos tipos de presentes fantasiado de Papai Noel. A explosão demográfica é a alegria de industriais e comerciantes; criança é sinônimo de lucro no natal.

          Devido a estes probleminhas de foco, há muita gente que odeia o natal. Há muita gente que passou a infância vendo os coleguinhas mais afortunados com presentinhos da “moda”. Há muita gente que presenciou famílias mais carinhosas e festivas que sua própria família. É a vida! Já dizia Tim Maia: “E na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto outro ri...” É a vida.

          Eu sei que é chato ver essas luzinhas piscando nas árvores, postes e casas. Fazem piscar as lembranças boas e ruins. Eu sei. Mas sei que há pessoas que adoram, amam a data. Pessoas que reveem parentes distantes, amigos sumidos e novas amantes. Pessoas que bebem um bom vinho, depois misturam com cerveja, cachaça, etc. Esquecem dos problemas e afogam o ano que se finda. Eu sei. E faz um bem danado isso (desde que seja com moderação e sem dirigir veículo automotor).

          O mais importante nesta data é a família. Não importam os problemas causados pelas dúvidas religiosas e históricas sobre o dia 25 de dezembro. O importante é o valor simbólico que a data nos remete. O nascimento de um Homem que mudou o mundo pregando o amor. Este é o cimento de todo alicerce e pilastra.

          Feliz Natal para quem gosta e para que não gosta de Natal.




Autor : Diego Magalhães