Milton Santos, Um Homem Generoso.

Dono de uma generosidade inigualável, Milton Santos foi vereador em Aracaju por sete legislaturas consecutivas sendo até hoje o edil , que mais conseguiu mandatos ininterruptos em Aracaju.

Certa feita, ao receber uma Kombi do então prefeito José Conrado de Araújo, para prestar serviços na Câmara Municipal de Aracaju, o edil devolveu o veículo, ao saber que o prefeito estava sendo criticado duramente pelo radialista Silva Lima porque a prefeitura estava transportando as gestantes em um velho Jeep. Outro fato que marcou a firmeza de Milton Santos, foi quando o presidente de República Jânio Quadros renunciou o governo federal e os vereadores Agonalto Pacheco e Manoel Francisco se abrigaram na Câmara Municipal de Aracaju para não serem presos pelo coronel Bragança, comandante do 28* Batalhão de Caçadores, que andava doido para meter os comunistas no xadrez. Ao saber do fato ligou para Milton Santos(Presidente Da Câmara), solicitando as expulsões dos comunistas daquele recinto parlamentar. Não sendo atendido, o militar tentou invadir a Câmara, mas foi aconselhado por algumas pessoas já que a tentativa não era oportuna para o momento .Rancoroso, o militar aguardou o tempo propício e na Revolução de 1964 veio diretamente de Minas Gerais, agora como general e aposentado para cassar o mandato de Milton Santos e de outros, mas que não conseguiu o ato com o edil por causa da sua ficha idônea.

Em vida Milton Santos lutou sempre para manter por vários décadas o “Carrossel do Tobias” uma espécie de Parque de diversões que animava a petizada aracajuana na Praça Teóphilo Dantas ao lado da Catedral Metropolitana de Aracaju. Segundo ainda o vereador , o Carrossel teve seu auge ao ser filmado pela equipe de “Capitães de Areias” fita baseada no romance de Jorge Amado, que foi rodado pelo mundo inteiro mostrando a simpatia da garotada sergipana.

Milton Santos foi também jornalista e deixou Wilder Santos (filho e radialista), Jairo Alves de Almeida (genro ) Jairo Júnior e Bruno Almeida (netos) que seguiram sua carreira de radialista e jornalista. Milton Santos nasceu em Siriri (SE), mas veio para Aracaju, aos 4 anos e faleceu aos 96 anos em Aracaju. O então prefeito João Alves Filho prestou-lhe uma homenagem colocando seu nome no mercado municipal do Conjunto Augusto Franco.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 23/12/2012
Reeditado em 07/06/2018
Código do texto: T4049688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.