EU, SAUDOSISTA? PARTE 2-LIVRO 1

COMO SEMPRE ACONTECE, ESQUECEMOS ALGUNS PERSONAGENS QUE POVOAM NOSSAS LEMBRANÇAS DE TEMPOS PASSADOS, AINDA MAIS QUANDO SE TRATA DE COISAS QUE ACONTECERAM HÁ 50 ANOS. COMO EU DISSE AO MEU IRMÃO MÁRCIO OUTRO DIA, EM CERTAS OCASIÕES O PALAVRÃO É INSUBSTÍTUIVEL: PUTA QUE PARIU! MEIO SÉCULO SE PASSARAM E ME DISTANCIAM DA ADOLESCÊNCIA. MAS ESSAS PESSOAS FICAM E, ÀS VEZES CRUZAM COMIGO EM RECORDAÇÕES. ALÉM DE TODO PESSOAL JÁ CITADO, A PRACINHA POSSUIA PERSONAGENS PERIFÉRICOS INTERESSANTES. PESSOAS, LUGARES (LUGAR PODE SER PERSONAGEM? TALVEZ...) E ESTÓRIAS INESQUECÍVEIS.

A PRACINHA PROPRIAMENTE DITA ERA A PRAÇA BERNARDINO DE CAMPOS, SE É QUE SE PODE CHAMAR ASSIM UM QUARTEIRÃO SEM CASAS, COM GRAMA ALTA SEM CORTAR E ALGUMAS POUCAS ÁRVORES, O LUGAR IDEAL PARA UTILIZAR COMO CAMPO DE FUTEBOL. NOSSA REGIÃO ENGLOBAVA AS PROXIMIDADES DA IGREJA MATRIZ DE SÃO VICENTE: A PRAÇA JOÃO PESSOA (HOJE CHAMADA VILA HISTÓRICA DE SÃO VICENTE), ONDE FICA O MERCADO MUNICIPAL, SEGUIA PELA RUA MARQUES DE SÃO VICENTE E ADJACÊNCIAS,O PONTO FINAL DOS BONDES 2 E 22, ATÉ A RUA JAPÃO, ANTES CHAMADA PORTO DE SÃO VICENTE. AÍ FICA O CAMPO DO GUAMIÚ, O GINÁSIO DO SÃO VICENTE PRAIA CLUBE E O MANGUE, ONDE CAÇÁVAMOS SIRI, COM RESTOS DE PEIXES PEGOS NA PEIXARIA YAMAÚTI. SEMPRE INVENTÁVAMOS ALGO PARA FAZER E SÃO VICENTE ERA PEQUENA PARA NOSSAS ANDANÇAS.

HAVIA A FAMÍLIA NUMEROSA DO SR. BRÍGIDO, PASTOR EVANGÉLICO, COM NUMEROSA PROLE. O FILHO MAIS VELHO ERA EBENEZER, BENÉZIO PARA NÓS, BARBEIRO OFICIAL DO BAIRRO. SAMUEL POUCO FREQUENTAVA A REGIÃO, ELI ERA DA TURMA. TINHA UMAS TRÊS FILHAS, LEMBRO DE ELZA E ESTER, A QUE CASOU COM O WILSON CANALONGA, ALFAIATE DO PELÉ E DOS ASTROS DO SANTOS. COMENTAVA-SE À BOCA PEQUENA ( BEM PEQUENA) QUE SR. BRÍGIDO ERA ANATOMICAMENTE AVANTAJADO, TENDO QUE UTILIZAR UMA TOALHA COMO LIMITADOR EM SUA VIDA ÍNTIMA.

VALQUIDES ERA UM NORDESTINO QUE RAPIDAMENTE SE ENTURMOU, MELQUESEDEQUE ERA DO PRAIA CLUBE, NICOLINO BOZELLA MORAVA NA PRACINHA, TINHA UMA IRMÃ BARRAQUEIRA. VIROU POLÍTICO. DÊLE PREFIRO NÃO FALAR MUITO. POLÍTICO PARECE ELEFANTE: NUNCA ESQUECEM SE VOCÊ FOR CONTRA ELES. TINHA TAMBÉM O ELIEZER, QUE FICAVA APRECIANDO DA VARANDA O MOVIMENTO DA RUA MARQUES DE SÃO VICENTE, MORAVA EM FRENTE À MINHA CASA. MAGRO, COM O CABELO PENTEADO COM BRILHANTINA ( VASELINA PERFUMADA). ERA MUITO AMIGO DO PASCOAL, QUE ERA SÉRIO, DE POUCO RISO. OLHOS VERDES COM OLHAR PEGAJOSO, NÃO ANDAVA COM A GALERA, MAS ERA MUITO GENTE BOA. PARECIA QUE HAVIA ACABADO DE SAIR DO BANHO.E MUITOS OUTROS: BENEDITO SIQUEIRA, HOJE ADVOGADO, OTÁVIO ABRANTES E SEU IRMÃO MORAVAM NA ESQUINA DA RUA DO COLÉGIO COM A TREZE DE MAIO. OTÁVIO REAPARECEU NA MINHA VIDA ANOS DEPOIS E ATÉ HOJE É UM GRANDE AMIGO. VIROU JOÃO RAMALHO, MAS ISSO SÓ O PESSOAL DA NATAÇÃO ENTENDE. JOÃO VÍTOR, FILHO DA DONA ESMERALDA E IRMÃO DA ANINHA MORAVA EM FRENTE À CASA DO HENRIQUE ACHO QUE MOREIRA, FILHO DE DA DONA LUCÍ, QUE FOI MINHA PROFESSORA E POSSUÍA O LÁBIO MAIS PINTADO QUE JÁ VI. AQUILO BRILHAVA MUITO. LÁ PELOS LADOS DO CAMPO DO SÃO VICENTE ATLÉTICO CLUBE MORAVA A FAMÍLIA MATIAS: JANJÃO E O MATÍAS. BONS DE BOLA, MUITO FALANTES.

UM PERSONAGEM QUE MERECE UM ESPAÇO A PARTE: ZÉ BOMBEIRO. NÂO SEI COMO APARECEU NA PRACINHA, MAS FOI O MALUCO MAIS QUERIDO QUE JÁ VI. MALUCO MESMO, DIZIAM QUE FICARA ASSIM POR USAR MACONHA, NA ÉPOCA UMA DROGA TERRÍVEL. DONO DE UM VOCABULÁRIO REFINADO TRATAVA A TODOS POR “SENHOR”, EMBORA MAIS VELHO QUE A MAIORIA. CERTO DIA CHEGOU À PRACINHA VESTINDO UM IMPECÁVEL TERNO PRETO, COLETE, GRAVATA BORBOLETA, SAPATOS DE VERNIZ E, ACREDITEM, UM CHAPÉU CÔCO.

“-SR. MARQUITO, HÁ UMA VAGA NO SEU TIME?”. MARQUITO ANUIU. ZÉ BOMBEIRO PRONTAMENTE TIROU A INDUMENTÁRIA TODA, INCLUSIVE A CAMISA ENGOMADA E CAMISETA, E ENTROU EM CAMPO COM UM CALÇÃO VELHO, DESBOTADO. O CARA DE REPENTE SE TRANSFORMOU DE ARISTOCRATA EM MENDIGO. CAIA UMA GAROA E MOLHOU TODA SUA ROUPA SOFISTICADA.

COISAS ASSIM ACONTECIAM NA PRACINHA.