“O RIO PARDO ESTA MORRENDO “

O rio pardo nasce numa simples nascente e vai descendo a serra bem lentamente até chegar com suas águas cristalinas ao leito principal do rio pardo que passa por Ibatiba e banha a cidade de Iúna.

Quando sua nascente chega ao rio principal coitado a vida que ele tinha some aos poucos, os peixes que ali vivem naquelas águas cristalinas, sentem um a mudança muito radical em seu habitat, pois encontra muita poluição, muita sujeira e pouco ar para poder se sobreviver.

Antigamente o rio pardo tinha tuas águas limpas, me lembro quando criança ainda, que podíamos tomar banho, beber de tua água, pois era límpida e dava gosto olhar para o rio pardo e ver tuas águas correndo mansamente, com teus peixes nadando num manto branco aonde existia muito oxigênio e nenhuma sujeira.

Quando chovia o rio pardo ficava revoltoso, barrento, trazia tuas águas o barro da chuva que tinha caído durante a noite toda, fazendo com que o teu esplendor, saísse do teu leito e banhasse toda a relva que existia em tua margem com a tua enchente.

Quanta saudade sinto da enchente da goiaba, todo ano no mesmo mês, lá vinha a grande enchente, carregando goiabas por sob o rio, na tua plenitude, fazendo com que este espetáculo fosse uma raridade em nossa vida, e nos enchia de felicidade sentir que a cada ano tínhamos a enchente da goiaba.

Hoje o que restou deste rio pardo, poluição, lembranças, dos rios que deságuam em seu leito, trazendo mais e mais poluição, o rio pardinho que apesar de pequeno, mas faz uma diferença no nosso rio, mas como o rio pardo esta muito poluída devido as casas que se encontram em seu derredor.

Voltando ao centro de Iúna, o problema é pios, as casas, a Santa Casa, as indústrias, os córregos que vêem do alto do Quilombo e o que vem da Rua do Pito, despeja muita poluição, fazendo com que o rio as vezes seja apenas um objeto de transporte de doenças.

A população que vive perto do rio, em vez de ajudar, simplesmente de suas janelas joga sacolas de lixo, pano, toalha velha, cobertores, paus e outros objetos fazendo com que o rio seja mais e mais castigado, como por exemplo, as oficinas mecânicas despejam óleo, peças de carros, pneus e muitas outras coisas.

A Prefeitura nada faz, temos arvores caídas dentro do leito do rio, encontramos animais mortos, bois, cachorros, cavalos e etc.

Veio uma verba a muito tempo para fazerem a capacitação do esgoto da cidade, construíram pinicões, passaram tubulações na cidade toda, (talvez faltou mais verba ), ou foi desviada para consumo próprio e ate hoje o rio continua a receber os despejos de poluição de cada casa desta cidade da região do Caparaó.

Quem sabe num futuro bem próximo tenhamos um prefeito nascido e criado em nossa cidade que se interessa por tudo isto e que não seja corrupto e nem ladrão, para não poder desviar verbas, mas sim pensar somente no futuro de nossa cidade, e fazer com que ela seja simplesmente a mais bela do Caparaó.

Enquanto isto o que vemos em nosso rio, capivaras que se aventura nesta água poluída e ainda nos dão alegria, um simples cacto que todo dia bem no meio do rio em frente ao ponto do taxi, sai do rio para poder subir em cima de um pau que se encontra no meio do rio para ficar ali horas e horas tomando o seu banho de sol.

Rio Pardo um dia foi gigante, banhaste esta cidade com tuas águas límpidas e nos enchia de felicidade, hoje o que restou foi apenas a lembrança de um rio que se formou, e esta indo embora aos poucos, mansamente com a louca caminhada do homem em busca de progresso, pois o mesmo que destrói a natureza, n ao para um pouco para pensar que amanha os seus netos, filhos de teus filhos estão sem água pura para poder beber.

Pensemos um pouco Prefeito e Vereadores, vamos valorizar o bem maior depois da vida que Deus nos deu, e salvar o Rio Pardo desta poluição que esta devastando aos poucos este rio.

Que Deus abençoe a cada dia que passa, os nossos filhos e os filhos de nossos filhos para que ele possa ter um futuro melhor que o nosso, ou quem saber achar a solução para resolver este problema de água que esta acabando aos poucos junto ao nosso rio pardo.

Marcus Rios

Poeta Iunense - Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Embaixador da Paz

Poeta del Mundo

Membro do Portal Cen de Portugal

Membro dos Poetas e Escritores do Amor e da Paz

Membro do Mar das Letras

Membro do Beco dos Poetas

Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas

AVSPE ( Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores )

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 21/11/2012
Código do texto: T3997591
Classificação de conteúdo: seguro