Bem ou mal?

O que é o bem?

O que é o mal?

Seriam os dois, lados opostos de uma mesma moeda?

A quem diga que fazer o bem é bom, assim como fazer o mal é ruim. Eu, sinceramente tenho duvida! Será que é mesmo? Sei não, eu acredito por exemplo, que podem existir situações em que fazer o bem pode gerar um resultado ruim. Você acha que não?

Então, acompanhe meu raciocínio:

Se o bem que é feito, faz bem a quem se fez, então, pode-se afirmar que ter feito o bem, foi bom!

Não foi? Será que foi mesmo?

E se o bem, que bem faz a quem se fez, tenha feito mal a quem o fez?

Nesse caso, o bem feito, foi bom ou ruim?

Se o bem que é feito, faz bem a quem o fez, então, pode-se afirmar que ter feito o bem, foi bom!

Não foi? Será que foi mesmo?

E se o bem, que bem faz a quem o fez, tenha feito mal para quem se fez?

Nesse caso, o bem feito, foi bom ou ruim?

Se o bem que é feito, faz bem tanto a quem se fez quanto a quem o fez, então, pode-se afirmar que ter feito o bem, foi bom!

Não foi? Será que foi mesmo?

E se o bem, que bem faz a quem o fez, tanto quanto a quem se fez, por algum motivo tenha feito mal para quem o bem não foi feito?

Nesse caso, o bem feito, foi bom ou ruim?

Então, pergunto eu:

Será que é possível afirmar que fazer o bem pode vir a ser um mal?

Será que sim? Será que não?

Sei não! Tenho dúvida!

Porém, não tenho dúvida alguma no que vou lhe dizer:

“Se você não quer se dá mal com o bem que alguém lhe faz ou com o bem que você faz a alguém, veja bem o bem que é feito!“

Peraí, peraí, peraí,...

Se o bem pode ser ruim, então, o que dizer do mal?

Poderá o mal ao ser feito gerar um resultado bom?

Será que sim? Será que não?

Sei não! Tenho dúvida!

Então me diga você:

Pode alguém, fazer o mal a outro alguém, e se sentir muito bem com o mal que fez?

Eu acho que pode sim!

E você acha que pode não?

Suponhamos que sim...

Nesse caso, o mal feito, por ter feito bem a quem o fez, foi bom ou ruim?

Pode alguém, fazer o mal a outro alguém, de forma que, o mal por ele feito,venha fazer muito bem, para quem ele fez?

Eu acho que pode sim!

E você acha que pode não?

Suponhamos que sim...

Nesse caso, o mal feito, por ter feito bem a quem se fez, foi bom ou ruim?

Pode alguém, ao fazer o mal a outro alguém, fazer mal feito, de forma que, não atinja seus objetivos?

Eu acho que pode sim!

E você acha que pode não?

Suponhamos que sim...

Nesse caso, o mal feito, por ter sido feito mal, por quem o fez. E não ter feito mal algum para quem se fez, foi bom ou ruim?

Então eu pergunto:

Será que é possível afirmar que fazer o mal pode vir a se tornar um bem?

Será que sim? Será que não?

Sei não! Tenho dúvida!

Porém, não tenho dúvida alguma no que vou lhe dizer:

“Se você quer ser do bem. No entanto deseja fazer o mal para quem mal lhe fez. Então, faça o bem! É sim! Faça o bem! Pois, fazer o bem para quem lhe fez mal é o pior mal que você poderá fazer para quem não conseguiu fazer o bem como você fez.“

Ora, se você ficou confuso com o que leu e não entendeu nada do que eu disse ou perguntei, então, o bem que eu quis fazer ao propor esta reflexão, não foi bem feito, e pode até ter feito mal, embora minha intenção não tenha sido ruim.

Então, não fique confuso sobre o bem que pode ser ruim ou o mal que pode ser bom.

Neste mundo as coisas são assim mesmo. O nome para isso é PARADOXO. E por incrível que pareça isso é mais comum do que se possa imaginar.

Você dúvida?

Eu não!

Antogofe