IMBRÓGLIOS DA POLÍTICA - ELEIÇÕES MUNICIPAIS SÃO PAULO 2012

Por ocasião do resultado condenatório do núcleo petista, principalmente de José Dirceu, no remete a algumas considerações. Roberto Jefferson, a conta de alguns como "herói", antes foi um ressentido pego em flagrante que vomitou o esquema, fez bem sem o querer. De homem de frente do discutível governo Collor, a denunciante no governo Lula. Numa metáfora, lembra o abraço de afogado ao ser flagrado no caso de propina dos Correios, aquilo era uma perfumaria diante ao que se desvendou posteriormente. José Dirceu, figura emblemática, na presidência da sigla petista, cuidou de defenestrar os "independoidos" como eram alcunhados os grupelhos que se asilavam sob as asas da estrela vermelha. Feita a limpeza ideológica, preparou o PT para assumir um papel Social democrata, e torná-lo palatável para chegar ao Poder Central. Com as deformações dos financiamentos de campanha, enveredaram pelo bueiro comum da tradição nacional, porém, em sendo o PT, eleito sob a égide da ética e do purismo, perderam uma de suas principais bandeiras, a da lisura. Falo isso com isenção, pois me considero petista. Alguém teria que pagar os custos de uma campanha, ou de várias, a nível federal, não tenhamos dúvidas, desconfio de que as coisas não mudarão. a pergunta que me faço, sem José Dirceu, articulador incontestável e hábil político, seria factível a assunção de Lula e do PT no cenário nacional ? Hoje o PT e a Presidenta podem prescindir de José Dirceu, porém, sem ele não sei se teriam chegado ao Poder. Não se trata de uma defesa, mas constatação. O melhor para todos foi o julgamento do STF, imparcial, independente, registrando um momento de reafirmação de um dos Poderes principais da nossa República. Depois de eleito um operário e uma mulher, o banco dos réus trazendo figuras importantes de um governo, nos dá a impressão de que a Justiça não bate apenas nas portas dos desvalidos... Apesar de tudo, José Dirceu passará pela história como uma figura incomum, digno de vaias, e de aplausos.

No 1º turno das eleições, PSDB supera PT em confrontos diretos - brasil - Estadao.com.br

www.estadao.com.br

Nas cidades onde houve confrontos entre PT e PSDB no 1.º turno, os petistas tiveram menos vitórias que os adversários. O mesmo aconteceu quando o

Estadão.com.br – Portal de notícias de O Estado de S. Paulo

www.estadao.com.br