OS DILEMAS DA GOVERNABILIDADE

Sem uma base sólida de sustentação não há governo. Com a inexistência de uma linha programática, em um emaranhado de siglas difusas, aliam-se cães e gatos, pragmaticamente. Então o congresso vira balcão de negócios, desvirtuando a função parlamentar. O PT chegou ao Poder decantando uma prática idealista e utópica, deu no que deu, uma decepção aos mais exigentes, que, aliás, muitos pularam fora do barco. Conseguiu-se, contudo, caminhar e fazer um governo popular, invertendo prioridades, alcançando uma linha social democrática, bandeira e legenda do PSDB. Ouvi alguns analistas, por ocasião do escrutínio das eleições de domingo, o imbróglio de precisar a distinção entre as duas legendas, PT e PSDB. A distinção é pautada antes por conjunturas econômicas do que ideológicas. No quesito ideologia, o PT mostrou-se mais capaz que o adversário, mostrou-se mais, atingiu a maioria da população, muito além do bolsa família, plano elogiado internacionalmente.Indubitável os avanços nos planos sociais, a população respondeu nas urnas, reelegeu Lula e levou a sucessora, Dilma Rousself. ´Com a oposição sem discurso convincente, enfraquecida, na disputa em 2014 será mais preocupante a questão conjuntural da economia mundial, com seus reflexos no solo pátrio, bem mais que as estratégias de opositores desarticulados e desacreditados.

Líderes pregam renovação no 'discurso' e 'práticas' do PSDB - brasil - Estadao.com.br

www.estadao.com.br

SÃO PAULO - Após a derrota de José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo, conquistada pelo petista Fernando Haddad, lideranças do PSDB pregam

Estadão.com.br – Portal de notícias de O Estado de S. Paulo

www.estadao.com.br