Prefeito de Aracaju Godofredo Diniz e o Seu Pioneirismo (A Galeria Álvaro Santos, A Antena Repetidora e a Primeira Escola da Barra dos Coqueiros -Se).

Prefeito duas vezes em Aracaju,(1935-1941)e(1963-1967) o doutor Godofredo Diniz Gonçalves sempre primor pelo pioneirismo em suas obras.

Preocupado com a falta de espaço para os artistas plásticos da nossa terra, Godofredo Diniz mandou o arquiteto Rubens Chaves construir a bela Galeria de Arte Álvaro Santos (a primeira)localizada no Parque Teóphilo Dantas em Aracaju, onde até hoje exibe exposições de quadros e é mantido pelo órgão municipal. Além da Galeria, Godofredo Diniz influenciado pelo representante de rádios e radiolas Irineu Fontes trouxe a primeira antena repetidora de TV e instalou no “Morro do Urubu”, onde precariamente assistíamos os programas gerados pelo Canal 02 da TV Jornal do Comércio de Pernambuco. Aqui na cidade da Barra dos Coqueiros poucas pessoas tinham o aparelho ,entre elas encontrava-se “ Maria do Louro” com os seus tradicionais “televizinhos”.

Foi o prefeito de Aracaju Godofredo Diniz que em 1937 preocupado com os destinos da educação dos nossos jovens construiu o primeiro prédio público da cidade dos Coqueiros, na Rua Bandeira de Melo e ali instalou a Escola Municipal Dr. Thomaz Cruz(avó de João Cruz).Segundo Zé Sacristão,o prédio era de alvenaria tendo no seu arcabouço uma porta e duas janelas de frente para o Rio Sergipe onde o crepúsculo era de uma beleza exuberante. Havia uma sala com 40 metros quadrado pintada de cores rosa e marrom.

O corpo docente da escola era composta pela professora Ilade Franklin(tia do nobre professor Franklin) .A educadora veio do sertão para lecionar neste torrão por causa do seu temor ao terrível cangaceiro Lampião, que ainda amedrontava o povo sergipano com suas crueldades. Além de Ilade Franklin, Maria Helena Reis de Moura e Maria Elói(ainda hoje viva e lúcida) faziam parte do professorado.

Com a emancipação politica da Barra dos Coqueiros em 1955. O Poder Executivo se apossou definitivamente do único prédio municipal e empossou o primeiro prefeito da urbe Moisés Pereira Gomes com sua equipe administrativa e a Escola Municipal Dr. Thomaz Cruz teve que mudar-se para um local inadequado...

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 14/11/2012
Código do texto: T3985805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.