O PREÇO DA ARTE

O PREÇO DA ARTE

(Texto extraído do livro: BOCAS DO TEMPO

do escritor EDUARDO GALEANO, página 164.)

A Europa havia tido a gentileza de civilizar a África negra. Tinha rasgado seu mapa e engolido seus pedaços; havia roubado seu ouro, seu marfim e seus diamantes; havia arrancado seus filhos mais fortes e os havia vendido nos mercados de escravos.

Para completar a educação dos negros, a Europa obsequiou-os com numerosas expedições de aviso e castigo.

No final do século dezenove, os soldados britânicos levaram a cabo, no reino do Benin, uma destas expedições pedagógicas. Depois da carnificina, e antes do incêndio, levaram o butim. Era a maior coleção de arte africana jamais reunida: uma enorme quantidade de máscaras, esculturas e talhas arrancadas de santuários que lhes davam vida e amparo.

Aquelas obras vinham de mil anos de história. Sua perturbadora beleza despertou, em Londres, alguma curiosidade e nenhuma admiração. Os frutos do zoológico africano só interessavam aos colecionadores excêntricos e aos museus dedicados aos costumes primitivos. Mas quando a rainha Vitória mandou o butim a leilão, o dinheiro foi suficiente para pagar os gastos de sua expedição militar.

A arte de Benin financiou, assim, a devastação do reino onde aquela arte havia nascido e sido.

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 14/11/2012
Código do texto: T3985685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.