Crônica de uma vida

Seu nome: Jovenilda.

Diagnóstico: Esquizofrenia.

Dera entrada no HC numa quente e chuvosa noite de verão. Fora ali levada e deixada por "amigos" que se compadeceram de seu triste estado.

Entrara no PS aos berros, usando todo o vocabulário mais baixo que a vida havia lhe ensinado. Rosnava como um animal bravio. Fora difícil deixá-la mais confortável dentro de seu próprio desconforto. Ministraram-lhe tranquilizantes fortes, mas a fera que habitava seu interior mantinha-se forte, vociferando inquieta e acuada dentro de alguma gaveta obscura de sua mente. Gritava a todos pulmões que tinha nascido "em um buraco escuro no Itaim".

Esses berros eram ouvidos por todo o PS e alguns outros pacientes se tornaram agressivos para com ela. A situação perdurou, ainda, por algumas horas até que o animal ferido e ameaçado se desse por vencido.

A manhã se fez.

Jovenilda acordou. Abriu seus olhos pacíficos para o ambiente ao seu redor. Pegou sua pequena mochila, onde guardava todos os seus pertences: objetos e roupas que conseguira juntar em toda a sua vida, em mais de 50 anos. Tudo cabia ali, naquela pequena mochila infantil...

Retirou dela sua escova e creme dental. Levantou-se, dirigiu-se ao banheiro para fazer sua higiene matinal.

Voltou ao seu leito, remexeu suas coisas novamente, guardando seus objetos meticulosamente e retirando de sua trouxa seu tricô. O tricô de toda a sua vida, cheio de mazelas, dores, confortos e desconfortos.

Tricotando em uma maca, entre tantas outras amontoadas nos corredores de um enorme hospital de uma cidade-país, onde poucos se conhecem e muitos se desconhecem, Jovenilda começou a desfiar sua história de sem-teto, abandonada pela família há muitos anos, depois de ter se tornado dependente química.

Tricotava e contava como tinha sido bem recebida no albergue que frequentava, como ali fizera amigos, encontrara uma espécie de lar.

Depois de tecer suas linhas desconexas de uma história comum e triste a muitos dos que vivem sós, depôs seu tricô e voltou a dormir.

Como seriam suas próximas horas, seus próximos dias? Por onde andará hoje?