TUCANOS e PETISTAS

O PSDB não tem origem em uma legenda de base, seu nascedouro deu-se com a junção de políticos e intelectuais, então hospedados na frente ampla de denominação MDB. Ou seja, foi antes uma constelação de estrelas de luzes próprias que se coligaram para a formação do partido da social democracia brasileira. Nomes que tinham um histórico de militância político partidária, com suas heranças pessoais e biográficas, que já não encontravam espaço no emaranhado de uma Frente. A partir de então, com a repercussão de cada líder que se congregou, o povo foi chamado a dar-lhe legitimidade eleitoral. Não foi predominante a sigla, mas em seus nomes que a compunham. Nascido contemporâneo do Partido dos Trabalhadores, parecia uma elite pensante em comparação com uma legenda prioritariamente de movimentos populares, sindical, em luta por terra, trabalho e liberdade, com aceitação tímida de alguns parlamentares em sua fundação, atraindo setores mais progressistas da sociedade, como estudantes e alguns intelectuais da esquerda. Enquanto os chamados tucanos traziam a plêiade de pensadores oriundos de uma classe média alta e intelectualizada , o PT se organizava em sindicatos, impulsionados pelas greves deflagradas pela explosão da inflação nos estertores do governo militar.Nascia de reuniões de comunidades, da base da igreja católica, movimentos populares diversos, por moradia, pela reforma agrária, pela Amazônia com Chico Mendes. Assim, o movimento sindical pulsante cria a Central Única dos Trabalhadores, açambarcando um universo plural e combativo do sindicalismo. Enquanto a herança tucana se refletia em seus próceres dirigentes, o PT lançava em sua primeira experiência eleitoral um operário, " um brasileiro igualzinho a você", na tentativa de Lula para governador de São Paulo. Como escreveu o pensador e psicanalista Willheim Reich, o povo simples não acredita em si mesmo, mas delega aos filhos da burguesia para representá-lo ( algo assim, que deduzi da leitura de Escuta, Zé Ninguém !), lição que o PT viria assimilar após a revisão de alguns princípios e a defecção da esquerda radical de seus quadros.Ou, lembrando o carnavalesco Joãzinho Trinta: quem gosta de Miséria é Intelectual. Oriundos da mesma conjuntura econômica e política, assentados em algumas semelhanças: a luta pela redemocratização política, a anistia ampla, geral e irrestrita, surgem os primos Ricos e Pobres. O PSDB, flexivo, pronto a aceitar a transição indolor da ditadura para a normalidade institucional, enquanto o PT fez o papel que lhe coube, repudiando o "acordo". Parece, passados já algumas décadas, que o PSDB continuou sendo um partido restrito a dirigentes seletos, enquanto o PT, aprendendo com os erros, parece ter sido mais aplicado nas lições. Hoje tem estrelas de luzes próprias, como Lula, Dilma, governadores, senadores, deputados, vereadores e prefeitos, além de autoridades e ministros de Estado, mas sempre próximo as suas origens de nascimento, o berço sindical e dos movimentos populares e estudantis.

(extraído de um comentário meu ao jornal ESTADÃO)

PSDB precisa de discurso convincente, avalia FHC - brasil - Estadao.com.br

www.estadao.com.br

O PSDB precisa, daqui por diante, de 'um discurso convincente, afim com os problemas atuais do País'. Mas esse novo discurso não significa que o partido...