O corpo e a alma

As nossas almas talvez possam ser comparadas aos nossos corpos. Um corpo nasce, e conforme vai crescendo acontecem as mudanças que com o tempo vão se tornando notáveis a todos, diante disso podemos perceber através da expressão corporal as classes sociais e, até mesmo os tipos de comportamento que permeiam a sociedade, ou seja, não há como um pobre se passar por rico, mesmo que ele vista a melhor roupa, seu comportamento em algum momento o entregará diante de alguma situação, em Os Sertões, Euclides da Cunha descreve o homem do campo como sendo encurvado, e em qualquer lugar que chega se encosta em algo etc. Pegue um rico e o vista de mendigo, logo verá que seu comportamento será notavelmente distinto mesmo em meio a sarjeta. A constituição de nossos gestos e atitude corporal certamente será formada dependendo do meio social no qual estamos inseridos, e porquê com nossas almas seria diferente? Segundo os antigos, a alma é a sede onde habitam os sentimentos, mesmo sendo algo incorpóreo posso imagina-la como tendo uma forma, e que de acordo com as transformações do cotidiano ela vá se formando assim como o corpo, e que assim como a formação do corpo, ela se adapta aos sofrimentos e às alegrias tendo sua constituição de acordo com a vida daquele que a possui, sendo assim, a alma teria deformações que mesmo com o passar do tempo jamais poderiam ser reparadas (assim como o corpo), um exemplo disso talvez sejam os traumas e sentimentos de ódio que muitas vezes lutam contra a vontade humana, e nessa luta os sentimentos que nos perturbam geralmente vencem, seria talvez uma demonstração de que a alma já tem sua "formação" ou possuiria certa "deformação"? Não sei, mas como ainda podemos usar a imaginação, às vezes imagino diversos tipos de alma e, todas elas com uma formação "melhor" ou "pior", ou seja, almas pobres e ricas, pobreza e riqueza essas que advém da forma que seus possuidores levam suas vidas, sejam esses possuidores ricos ou pobres, pois riqueza ou pobreza material algumas vezes não interferem na riqueza ou pobreza da alma, mas em um mundo onde todos estamos preocupados apenas com o corpo, para quê pensar na alma? E o que são os sentimentos?

ronaldo moraes
Enviado por ronaldo moraes em 26/10/2012
Código do texto: T3953941
Classificação de conteúdo: seguro