DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


No dia 1 de outubro comemorou-se o Dia Internacional do Idoso. Segundo pesquisa, a idéia de homenagear o idoso partiu da cidade de Viena (Austrália), no ano de 1982, durante uma Assembléia Mundial.

No Brasil a data comemorativa foi estabelecida no ano de 1999, no dia 27 de setembro (Dia de São Vicente de Paula, Pai da Caridade). Mas tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso essa data foi transferida, em 2006, para o dia 1 de outubro.

As primeiras iniciativas de criar atividades destinadas à melhorar a qualidade de vida do idoso partiu da LBA (Liga Brasileira à Assistência) e do SESC (Serviço Social do Comércio). Seguiram-se, depois, outras instituições públicas e privadas com esse mesmo objetivo.

Diz ainda a pesquisa, que a população de idosos no mundo é cada vez maior, graças ao maior acesso de informações veiculas pelos meios de comunicação que orientam sobre os cuidados imprescindíveis em relação à saúde. Ao mesmo tempo em que promove a conscientização, da população em geral, da importância da sabedoria e experiência de vida que o idoso pode transmitir aos mais jovens. Fato esse que elevou a auto-estima do idoso. O fato de finalmente sentir-se útil e valorizado rendeu-lhe benefícios à sua saúde.

Por outro lado não se pode negar suas dificuldades decorrentes do desgaste físico. Daí a necessidade de trabalhar-se ainda mais a favor do idoso com relação ao atendimento médico-hospitalar, segurança, assistência social, lazer; e criação de repúblicas de idosos, principalmente para aqueles que estão sozinhos.

Solucionar o problema da violência contra os idosos, cuja fragilidade é infelizmente o que mais atrai os assaltantes, também é urgente; assim como dar acolhimento aqueles que sofrem violência dentro da própria
família.

Acho que vale repetir que as calçadas quebradas e totalmente desniveladas, nas entradas de garagem, construídas em total desrespeito ao pedestre; principalmente aos idosos também é um grande problema.

Também vale lembrar que, nesse ponto, os mais jovens também estão sujeitos a tombos e arriscam-se a futuras lesões nas articulações principalmente dos joelhos. Com relação aos deficientes físicos nem é preciso falar, já dá para imaginar.
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 10/10/2012
Reeditado em 04/11/2012
Código do texto: T3925461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.