Conviver exige tolerância!

A convivência é uma batalha incansável. A cada dia, temos pela frente, o desafio de manter-nos queridos e admirados pelas pessoas que nos cercam... Não que isso deva ser uma obrigação... Afinal, somos passíveis de erros e estamos em constante descoberta de nós mesmos. Mas, para vivermos em harmonia, nos custa muita paciência, muito cuidado com o outro. Muito cuidado com nós mesmos e com nossas ações. Uma palavra mal interpretada, ou dita de forma não objetiva, ou até, objetiva demais, pode causar uma mágoa a alguém.

Afinal de contas, cada um de nós, é capaz de interpretar um mesmo ato, de forma diferente. A imaginação, muitas vezes, nos leva a criar uma situação inexistente. De repente, nos sentimos perseguidos e injustiçados pelo outro.

Os objetivos nem sempre são os mesmos. Os caminhos que nos trouxeram até aqui, também não. Cada um carrega consigo, suas verdades, suas intolerâncias, suas idealizações e suas prioridades.

Sendo assim, impossível que não haja atritos. As pessoas estão sempre esperando muito mais do que podemos oferecer. Nós estamos sempre, esperando mais do outro, mesmo quando dizemos o contrário.

E como num círculo vicioso, estamos sempre pedindo um pouco mais. Mesmo que, de maneira velada, lá no fundo, nos achamos merecedores de algo mais. Ah! como é difícil, reconhecer os limites do outro. Entender que assim como nós, o outro, também erra, também tropeça, mas também deseja acertar.

Por isso, tantas relações se despedaçam todos os dias... São muitas cobranças e pouca tolerância!

Exigimos muita dedicação, mas, nem sempre nos dedicamos como deveríamos.

É claro que os desentendimentos, fazem parte de qualquer relação, seja ela afetiva, profissional, de amizade ou familiar. O que não devemos, porém, é ter vergonha em reconhecer quando erramos e se preciso for, pedirmos desculpas.Se deixarmos o orgulho prevalecer, perderemos ao longo da vida, todos aqueles, que cativamos em algum momento de nossa caminhada.

Ro Neg
Enviado por Ro Neg em 25/09/2012
Reeditado em 25/04/2015
Código do texto: T3900027
Classificação de conteúdo: seguro