A LIGUAGEM QUE TODOS ENTENDEM E APROXIMAM OS POVOS
 
A música, o esporte e a literatura

“Os ritmos são uma das primeiras comunicações da humanidade. Há muito tempo que o homem se comunica através da arte emitida por sons. Um estilo musical é capaz de traçar a identidade de uma pessoa, de uma sociedade e porque não de um comercial. A música, quando bem escolhida, pode fazer com que uma marca torne-se reconhecida por qualquer pessoa simplesmente pelo ritmo.”
As Tribos Africanas se comunicavam a longas distancias com o som de seus rústicos tambores e para animar os soldados na guerra, soldados com seus instrumentos musicais animavam a tropa, tocando o hino de seu país para avançar sobre o inimigo. Em qualquer parte do mundo, seja o rok, o samba, o ruído dos tambores, os sons vocais, transmitem alguma mensagem as quais todos nós entendemos.

O esporte

A busca pela paz através do esporte- “A Educação Física é importante para a cultura de uma nação, mas também através da aproximação entre os povos pela cooperação internacional entre os governos nacionais e organizações não governamentais, além de ser um elo fundamental na construção de cidadania de um país.”
As Olimpíadas teve inicio na Grécia no ano de 776 anos a.C na cidade de Olimpia. De lá para cá, de quatro em quatro anos, celebra-se este evento em algum país do mundo,para demonstrar o que de melhor o país pode demonstrar, em termos de habilidade e técnica corporal no desempenho de um determinado tipo de atletismo: seja o futebol, a natação, o lançamento de dardos ou pesos, os saltos com vara, etc. Ao final das competições, ganhadores e perdedores se abraçam e confraternizam numa demonstração de que é possível viver em paz e harmonia neste mundo, cheio de intrigas, guerras que não levam a nada.

A literatura

A literatura é coisa viva, é dinâmica. Vivencia os acontecimentos de uma época, retrata a personalidade de quem o escreveu, leva o leitor a um mundo de magia, de sonhos reais e irreais. Mais do que isso, a literatura atravessa gerações; décadas, séculos, milênios, mostrando os caminhos percorridos pelas civilizações desde os tempos dos faraós. Basta lembrarmos da Bíblia, o livro dos Livros, o primeiro a ser transcrito por Gutenberg em 1448 na sua singela tipografia. Os seus autores permanecerão na história, os evangelistas.
O livro é tão importante, que ouso dizer; se o nosso planeta Terra fosse destruído por uma guerra nuclear e se de resto, permanecesse um livro, por exemplo, a Bíblia e algum extra terrestre que passasse por aqui, o encontrasse, naturalmente, ele reconstituiria nossa história.
As pessoas passam, o livro fica. Quem escreve um livro, torna-se um imorta
l.