a borboleta e a flor





A borboleta ou a flor?






O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo.
Blaise Pascal


Caro leitor,Pascal interpreta o que senti,hoje,nesta belíssima manhã em que a natureza se prepara para a chegada das flores com seus maravilhosos matizes.
O evolver das décadas de minha vida,apesar ,de subtrair
energia física,desenhar sinuosas rugas na face,embranquecer os cabelos,criou em mim,uma sensibilidade,talvez,inútil para aqueles que perseguem os símbolos do poder e,não dos valores.Veio,então,o pensamento de Einstein :Do mundo dos fatos,não se chega ao mundo dos valores”.
Prezado ignoto leitor,você deve estar,assim,pensando:”Onde é que este “cara”está querendo chegar?”
“O que têm a ver Pascal e Einstein com o tema borboleta e a flor,se ambos eram extraordinários matemáticos”?
Pois é,amigo leitor,rumino,contudo o que significa a palavra matemática:mathein prefixo grego que significa captar ou seja intuir,deduzir.É nesta dimensão que o SER HUMANO,com maiúsculas letras ,sintetiza o que Pascal afirma:”O ser humano é o tudo em relação ao nada”.Mas,o que é o nada?Seria a total inexistência?
Apresso-me a responder que não!O nada,abstracionismo cósmico,de origem védica ,significa,ao contrario o grande TODO!
Mais uma vez,o caro leitor pensa:”Ah!Este cara está puxando latinha de goiabada pelas ruas”
Diante do iminente risco em ser classificado como lunático,vou,imediatamente,aos fatos.
O tema a borboleta e a flor ,sempre,foi retratado na poesia como uma relação de amor e carinho.”A borboleta ausculta os segredos contidos na flor,ao provar de seu néctar...”Contudo,passo ,agora,a narrar os fatos.
Volto a década de 70,quando minha mãe ,admiradora de plantas,presenteia-me com um vaso de lírio que,obrigatoriamente,floresce anunciando a primavera.O suave perfume incensa todo o ambiente.Quarenta anos se passam,e a plantinha continua em seu maravilhoso mister.Há poucas semanas,maravilhosa flor branca reina com sua beleza,no que atrai a visita de,não menos bela borboleta azul que pousa elegantemente sobre as folhas e,ali,permanece por alguns minutos.Eu, a tudo assistindo,
tento escrever um poeminha capenga,mas,contenho-me e,simplesmente,assisto ao verdadeiro poema...
Meus amigos inocentes leitores,a surpresa é enorme,ao verificar,nesta linda manha,que a planta do lírio agoniza,mutilada,cortada e,no solo,dezenas de lagartas glutonas,descansam após o rico repasto.Repito a expressão polonesa :”Moja bieda!!”,ou seja minha desgraça...Aquela serena pétala voadora,em verdade,é insensível verdugo das flores,pensei,tristemente.
Recolho os despojos e,olhando ao redor,percebo que as begônias ao lado,as orquídeas,lantanas e outras foram poupadas!Pascal,rindo a valer,fala-me ao ouvido:”O que é o Homem na natureza?Um nada em relação ao infinito”
Súbito,a razão ilumina minha mente,meu coraçãose aquieta,quando me lembro:Ah!O lírio é uma planta de bulbo,e renascerá!
Bem,amigo leitor,deixo-o com esta reflexão:Será que a borboleta escolhe as plantas que conseguem o renascimento?
Agora,pego o meu carrinho de goiabada e vou dar um passeio pela praça...