MINERAÇÃO: REJEITOS E SAÚDE

MINERAÇÃO: REJEITOS E SAÚDE

A sociedade moderna gera rejeitos industriais e domésticos (não lixo), numa crescente desenfreada e não planejada. É bem verdade que parcela deste rejeito retorna ao processo produtivo através da reciclagem.

Rejeitos podem ser definidos como materiais que não possuem valor de venda no momento, dependendo, portanto de ser ou não reciclado e/ou industrializado.

Somando-se estes rejeitos aos materiais virgens, extraídos diretamente do meio físico temos um dilapidação associada ao envenenamento do meio ambiente. Onde os materiais não aproveitados se degradam e reincorporam-se à natureza em prazos que variam dependendo das suas características físicas e químicas.

A radiação que escapa das usinas nucleares; as substâncias radioativos presentes em aparelhos científicos; os gases das queimas dos combustíveis fósseis, as fibras de amianto utilizado na indústria; o chumbo que compõe as tintas e a gasolina; e o pó de sílica originado dos minerais que compõem a crosta terrestre: são alguns exemplos de bens minerais cujo aproveitamento traz problemas de saúde de maior ou menor gravidade para o homem.

Lógico, que tudo depende do uso destes bens minerais, na quantidade e na maneira como forem utilizados. Senão vejamos: “Tudo é venenoso, nada é venenoso, a dose é que faz o veneno”, frase de Paracelsus (1493 – 1541), se aplica a muitos bens minerais, os quais podem se tornar agressivos à saúde e ao meio ambiente, dependendo da quantidade e da maneira como forem utilizados.

Nos primórdios do Império Romano, por exemplo, nobres se intoxicavam por exposição ao chumbo, usado inadequadamente em utensílios domésticos, como recipientes para conservação do vinho; e no preparo de cosméticos, para suprir as necessidades das mulheres na satisfação de suas belezas.

Hoje, estes mesmo produtos de embelezamento e/ou rejuvenescimento, também intoxicam, num grau menos observado e num prazo mais dilatado. Sendo que a matéria prima de fabricação destes, na sua maioria, provém da mineração.

Não queremos com isto dizer que a mineração é um vilão da civilização. O que seria então? A introdução da poluição.

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 05/09/2012
Código do texto: T3866232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.