RELACIONAR

Relacionar

27/08/12

Tenho procurado muito o caminho do bom relacionamento, depois de muitos anos de vida onde experimentei relacionamentos de todas as ordens, fraternos, paternos, interessantes, interesseiros, amorosos, apaixonados, conjugais, extraconjugais, etc.,etc.,etc.

Em todos eles fui e fiz felicidades, tive e provoquei infelicidades. Tenho por comportamento não buscar culpas, pois quando assim o fiz acabei me sentindo senhor de todas as culpas numa visão egocêntrica e aí ao invés de caminhar para a frente retrocedi e me encolhi. Hoje procuro entender o que aconteceu para aí então ter possibilidades no futuro de poder agir usando o conhecimento adquirido, seja para fazer a felicidade ou a infelicidade, sempre lembrando que temos o livre arbítrio, mas para usá-lo precisamos de conhecimento.

Nesta busca, fui ao “novo dicionário Aurélio” ver se lá eu teria alguma luz. Vejam o que encontrei.

RELACIONAR

[De relação + -ar2, seg. o padrão erudito.]

Verbo transitivo direto.

1.Referir, narrar, relatar:

O viajante relacionou toda a viagem.

2.Dar ou fazer relação de; pôr em lista; arrolar, pautar:

Os funcionários relacionaram os contribuintes.

Verbo transitivo direto e indireto.

3.Fazer adquirir relações, amizades:

O tio incumbiu-se de relacioná-lo com os novos colegas.

4.Estabelecer relação, analogia (entre coisas diferentes); confrontar:

Costumam os historiadores relacionar os fatos políticos com fatos econômicos e sociais;

É impossível relacionar o seu brilhante presente ao seu medíocre passado.

Verbo pronominal.

5.Ter relação ou analogia; ligar-se:

Afirmou que os fatos não se relacionam com o que se diz.

6.Adquirir relações; travar conhecimento ou amizade:

Relacionou-se com as moças da vizinhança.

Primeiramente me detive no detalhe da formação da palavra:

Relação + ar  e constatei que seja qual for o relacionamento sem dúvida precisamos de muito ar. Não podemos nos sentir ou fazer sentir abafados. Abafados por cobranças, por presenças, por ausências, por ter, por deixar de ter, por querer ou não querer, por fazer ou não fazer. Precisamos de ar para submergir ou emergir quando as situações assim exigirem. Precisamos de ar para termos fôlego suficiente para renascermos na relação a cada momento.

Nos seus significados vemos que relacionamento quer dizer: 1.Referir, narrar, relatar. Mais uma vez encontro sabedoria. Qual o relacionamento que sobrevive sem a narração ou o relato. As vezes confundimos isso com o falar, com monólogo. Falar independe de ouvir. Já narração ou relato nos remete a um interlocutor. Precisamos saber narrar o que nos acomete sem dar margens a culpas ou culpados.

Dar ou fazer relação de; pôr em lista; arrolar, pautar: Este significado me fez lembrar a oração de São Francisco: “pois é dando que se recebe”, sem dúvida no relacionamento é preciso darmos a felicidade para poder recebê-la.

3.Fazer adquirir relações, amizades: O relacionamento para ser verdadeiro é preciso ser feito, construído a cada dia sobre estruturas que suportem tempestades.

O 4º significado é talvez o mais grave e aquele que traz mais confusão: Estabelecer relação, analogia (entre coisas diferentes); confrontar. A palavra mais grave é sem dúvida confrontar. Aí então precisamos entender que este confronto não é embate, não é luta. Este confronto é expor através de relatos pra si mesmo as situações onde eu gerei felicidade e aquelas onde gerei infelicidades e aí confrontá-las e ver o que quero, ou seja: poder usar o livre arbítrio.

Chego ao 5º significado: .Ter relação ou analogia; ligar-se: Relacionar é se ligar, é conexão. É não tornar-se o outro, mas é pelo outro, sem sacrifício pois não estamos fazendo “para” o outro estamos fazendo para nós mesmos, para a própria felicidade.

E por último chego ao 6º significado: Adquirir relações; travar conhecimento ou amizade: Para se relacionar é preciso travar conhecimento, esta é a maior verdade. Realmente a base do bom relacionamento está no conhecimento e não é no conhecer o outro é conhecer a si próprio, pois somente a nós próprios somos capazes de não mentir.

Finalmente chego à conclusão de que relacionar é algo que é feito individualmente em conjunto.

Geraldo Cerqueira