Memórias do PT em 1982

Lembro-me daquele romântico, mas combatente PT de 1982 quando valentemente colocou seus militantes e candidatos para disputar seu primeiro pleito eleitoral em Sergipe.

Era um PT amador que não tinha nenhuma estrela, a não ser aquela vermelhinha que seria o seu símbolo , e que orgulhosamente aqueles barbudos usavam como se fosse uma lapela para desesperos dos ditadores.Era um PT,sem sede própria,sem carro de som e com alguns estudantes da tendência “Atuação” do DCE da Universidade Federal de Sergipe sindicalistas e parte da Igreja Católica Progressistas que ousavam a enfrentar o PDS(O maior partido político do mundo ocidental) aqui liderados por Augusto,Franco,Lourival Baptista,Albano Franco,Djenal Queiroz e outros coronéis da nossa oligarquia.

Lembro-me da Banca colocada pelos militantes,localizada no Calçadão da Rua João Pessoa ,ao lado da Igreja São Salvador onde aquela turma vendia livros, revistas,jornais ,discos camisas para angariar dinheiro numa campanha franciscana de cortar o coração.Lembro-me também da figura lendária do comandante da Polícia Militar coronel Barreto Mota que sempre pilheriava em frente aquela banca,mas que não descuidava em momentos alguns dos “barbudinhos terroristas.” Em 1982, o PT em Sergipe disputava e perdia pela primeira vez aquela eleição para o maior partido do mundo ocidental.

Era um PT que lutava pela abertura política, liberdade de expressão e uma democracia plena...

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 26/08/2012
Código do texto: T3850510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.