Os Tó-tó-tós da Barra dos Coqueiros(SE),Suas Resistências e Seus Heróicos Canoeiros.

Desde os tempos em que o empresário Albérico Curvelo,pai do saudoso radialista, e deputado Santos Mendonça trocou a vela de sua pequena embarcação por um motor de popa em 1948, que essas aparentemente frágeis, pequenas e barulhentas canoas, apelidadas carinhosamente de to-to-tós, continuam resistindo e ajudando no desenvolvimento da cidade da Barra dos Coqueiros.

Elas vieram também substituir as antigas embarcações, que transportavam melancias, mangabas, cocos, couves, alfaces, quiabos, abóboras, coentros, tomates para alimentar os aracajuanos no mercado Thales Ferraz.

Suas resistências são cantadas em versos e prosas pelo nosso povo. Ao resistir, as belas e portentosas barcas e lanchas da Sergiporto numa concorrência desleal, mas com os seus bravos e heróicos canoeiros conseguiram derrotar “os gigantes de ferro” e até hoje vem deslizando suavemente no leito do Rio Sergipe.

Suas resistências são cantadas em versos e prosas pelo nosso povo. Ao resistir em 2006, a inauguração de uma das mais importantes obras já feita em nosso estado, a Ponte Construtor João Alves, que trouxe consigo transportes como; taxi lotação, ônibus , carretas, caminhões e outros veículos deixando assim os bravos heróis canoeiros boquiabertos e abismados, mas que de maneira humanitárias e sofridas concordaram em alternar os dias de trabalhos para enfrentar mais um “gigante de ferro”.

Aos resistentes tó-tó-tós e canoeiros: Arnaldo da Acre,Praxedes da Caratinga,Carlinhos da Suzana,Américo da Ilha,Bibi da Turimar,Cícero da Ilha Grande,Adriano da Santista,Dida da Marimar,Hipólito da Azul do Mar,Adelson da Atalaia Nova,Milton da Barra Bonita,Pedro da Verde Mares,Pedro Henrique da Sergipe Star e tantos outros concedo-lhe esta pequena e honrosa homenagem em forma de crônica e que continuem deslizando os to-tó-tós suavemente no leito do Rio Sergipe.

Apesar das suas resistências heróicas os canoeiros da Barra dos Coqueiros precisam de apoios das autoridades sergipanas,eles atualmente passam por grandes necessidades financeiras.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 12/08/2012
Reeditado em 27/09/2012
Código do texto: T3827073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.