A CRENÇA DO BRASILEIRO

A CRENÇA DO BRASILEIRO

Posso não dizer de cátedra, mas, sem dúvida, o brasileiro é de demonstrar suas crendices. Não esconde! Sempre que surge a possibilidade de exibir sua fé, lá está o tupiniquim pronto para se

utilizar de sua devoção, a fim de obter um proveito espiritual.

Uma prova de que não estou falando senão a verdade é o número de templos, de igrejas que encontramos, ao andar pela cidade. É incrível!

Devido à minha formação religiosa, muito rígida, desde os tempos mais remotos, sempre tive receio de adentrar, ou até mesmo passar em frente a esses templos. De centro espírita, então, nem se fale!

Os padres católicos de antigamente, nas sessões de catecismo, e outra pregações, nos mostravam uma realidade que, de fato, não existia. Posteriormente, no colégio interno, esse tipo de educação prosseguiu, deixando-nos uma imagem bem atemorizante de tudo que não fosse dentro dos ditames da Igreja Católica. Falar da maçonaria, saber que alguém pertencia a essa entidade filosófica, era apavorante. Não se podia nem passar perto de tal pessoa, que algo de mal corria o risco de nos acontecer.

Hoje, felizmente, a situação mudou muito. Atualmente somos testemunhas de encontros, numa mesma solenidade, do padre católico, do pastor protestante, do rabino. Tudo dentro da maior normalidade, cada qual exercendo seu ministério de maneira tranquila, e os fiéis, da mesma forma, respeitando-se uns aos outros!

Todavia, existem certas seitas que nos apavoram. Tempos atrás, presidente que era de uma autarquia municipal, um dos meus colaboradores, pastor de determinada igreja, convidou-me para uma pregação, onde haveria um encontro regional da mesma. Seria no ginásio de esportes de certo clube de Santo André. A fim de prestigiá-lo, após o almoço do domingo, compareci ao local. Fiquei meio incógnito, no fundo do salão. De repente, começou uma oração em coro, dirigida pelo pastor, lá na frente, todos gritando aleluia, numa altura ensurdecedora. Os fiéis pareciam tomados por um ser que descera nos seus corpos, de tal forma que temi pela minha integridade física. Inclusive, com medo de que o prédio desabasse, devido ao tremor que se estabelecera.

Saí às pressas!

De outra parte, existem ainda, entre nós, muitos que procuram o auxílio de videntes, daquelas que lêem mãos, jogam búzios, cartas, para solução de seus problemas, ou de relacionamento, ou financeiros, ou amorosos, e tantos outros! Isto é, acreditam na força de tais recursos. Há uma infinidade de anúncios, até mesmo em revistas de alta circulação.

Respeito!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 10/08/2012
Código do texto: T3822962
Classificação de conteúdo: seguro