O olhar da criança

A criança vê um mundo diferente. Aos nossos olhos de adultos

passam-se despercebidos muitos detalhes. Detalhes importantes e muitas vezes subestimados.

O adulto que hoje agride uma criança com sua indiferença esquece-se de que foi uma criança. É intolerável ouvir um adulto desdenhar de uma criança: “Isso é bobagem, coisa de criança...”.

Bobagem? Coisa de criança? Graças a Deus! Graças a Deus que ainda existem crianças que não deixam o olhar da inocência morrer nesse mar de ilusões.

A criança percebe nossa alma em nossos olhos. Ela sabe quando sentimos uma coisa e dizemos outra. Quando aquilo que falamos é mentira. Quando não nos importamos com ela.

Geralmente um adulto intolerante foi uma criança criticada e infeliz. E tende a repetir suas experiências com as novas gerações. Nem tanto por emoção, mas por impulso, visto que muitas vezes não consegue entender aquilo que não vivenciou.

O olhar da criança é singelo e franco. Se esse olhar tem malícia, foi porque o adulto o corrompeu.

O olhar da criança é simples e inocente. Se esse olhar vê apenas maldade, foi porque violentaram sua alma.

O olhar da criança não discrimina. Se ela aprendeu a classificar pessoas foi porque lhe ensinaram o preconceito.

O olhar da criança não se prende ao material. Se ela olha o que é do outro com cobiça foi porque não lhe ensinaram a apreciar o espiritual.

Por mais que nossas crianças tenham mudado e que todas essas tecnologias as tenham feito consumistas e superficiais, elas ainda aguardam um príncipe encantado ou uma princesa de conto de fadas para salvá-las da loucura do mundo globalizado e inescrupuloso.

O olhar da criança purifica a alma do adulto. Alivia o estresse imposto pelo modelo caótico do homem civilizado e aprisionado pela pressa.

O olhar puro de uma criança pode transformar o mundo de alguém. Tocar os mais duros e pérfidos corações. Plantar um pouquinho de sanidade ante a loucura. Uma ponta de esperança na escuridão.

Até mesmo na bíblia encontramos referência à importância do olhar de uma criança. Jesus diz que o reino dos céus é daqueles que forem puros feitos uma criança. Como podemos fazer sempre ao contrário daquilo que sabemos ser o certo?

Uma criança feliz é aquela que não precisa preocupar-se com as dificuldades do mundo dos adultos. A elas basta sua criatividade, sua imaginação. Num instante são super-heróis prontos para defender o bem. Você já percebeu que quando duas crianças brincam de “polícia- ladrão” ambas querem ser o policial? Elas nascem puras, e tão propensas ao bem quanto ao mal. O que elas vivem é que define de que lado irão ficar...

O olhar de uma criança só muda quando lhe sacrificam a alma em nome de ideologias vãs. Quando percebe que não é apreciada nem amada pelo que ela é. Quando tudo o que ela pensa e sente de nada vale ao adulto. Quando os adultos que estão ao seu lado a forçam a amadurecer antes da hora.

Todos os adultos passaram pela infância, mas nem todos tiveram o privilégio de serem criança.