VALE QUANTO PESA (?!) ...

NÃO SABERIA DIZER!!! Alias, antes de perguntar se VALE QUANTO PESA, devemos saber qual é o valor correto e como foi calculado – com base em que teria se chegado ao valor...

Em nossos dias, a greve está sendo um instrumento largamente utilizado, independente de grevista saber o que seja uma greve... Ao mesmo tempo, o governo (ou seria desgoverno), faz de conta que não teria nada a ver com o peixe (no caso em questão: greve, grevistas ou população afetada pela greve)...

Considerando o momento, se faz necessário pensar algumas coisas:

PRIMEIRA: Greve não deve ser apenas funcionários públicos em busca de reajustes salariais e, infelizmente em nosso país, tem sido algo restrito aos trabalhadores do serviço público... Não que nunca aconteça greve em outro tipo de setor, mas geralmente o grevista é do ser4viço público uma vez que o risco de prejuízos (no salário) é baixo...

SEGUNDA: Greve deve ser mais que o toma-lá–da–cá de trabalhadores por causa de salários... – Em meu achômetro, devia haver melhor avaliação dessa questão, porque em muitos casos, os prejuízos de uma greve não poderão ser compensados... Uma coisa é (oficialmente) reposição de aulas ou de dias parados durante a greve, mas quem teve um exame médico ou consulta transferida de dia, como terá reposição do que motivou a consulta ou exame???

TERCEIRA: Greve não deve ser apenas enfrentamento de obstáculos em relações trabalhistas... – AFINAL, enquanto uma parcela menor de pessoas que se sentem feridas em seus direitos trabalhistas; Temos uma maioria de pessoas sem vínculo trabalhista... ASSIM, o problema parece maior ao considerar que o reajuste salarial de quem já tem vínculo empregatício poderá subtrair recursos que poderiam ser usados em outras ações da cidadania...

QUARTA: Greve não pode ser apenas, espaço pra ficar evidente distorções trabalhistas, antes deve ser oportunidade pra repensar que o mundo do trabalho não pode ser visto apenas como gerador de emprego; ANTES, a oportunidade de refletir sobre a grande questão de uns poucos estarem numa posição invejável, enquanto os demais transitam entre ganhar pouco e subemprego...

QUINTA: Greve não pode ser apenas o cruzar de braços por reposição de perdas, antes, deve ser um instrumento legítimo de o trabalhador reivindicar direito quando sonegados numa sociedade que prima pela justiça social...


Em nosso meio, greve é apenas o direito que uns acham que têm de lutar por um salário maior, ainda que o dinheiro a mais seja apenas pra beber mais, fumar mais etc... Na essência greve não está sendo sinônimo de melhor alimentação ou mais consciência política...


Por essas e outras, não poderia dizer que VALE QUANTO PESA, por que o valor do ser humano ainda caminha no sentido de maior destaque na sociedade, mesmo que uma pessoa use muitas outras pra alcançar status...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/07/2012
Código do texto: T3792984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.