A PAIXÃO - ESSA DESCONHECIDA

O mistério que envolve todo o tipo de paixão está inserido sempre na pessoa que ela consegue impegnar. Sendo assim, será perda de tempo alguem querer desvendar o porquê que tal pessoa se envolveu com outra assim tão rapidamente. Portanto, é a mais pura verdade: a paixão, seja ela de qualquer natureza, princpalmente aquela que for precedida por uma atração física e tão rápida quanto fulminante e ilusória. Dificilmente uma paixão súbita assim, uma vez que não teve criar de criar raíz, conseguirá enfrentar as vicissitudes da vida, as opiniões contrárias, isto é, as críticas de familiares e amigos sobre um relacionamento tão estranho quanto repentino, chegando incluisve a abalar as estruturas da vida pessoal e profissional da pessoa atingida pela flecha de Cupido. Pois quando ela está assim, neste clima de êxtase, de felicidade, dificilmente conseguirá ouvir o conselho de alguém com mais experiência e que, com razão, está fora daquele situação delicada, daquele imbróglio amoroso. Algumas, até "ouvem", por educação, como se costuma dizer, mas não conseguem captar, absorver os meandros misteriosos que a empurram cada vez mais para uma entrega proibida, principalmente quando se trata de alguém já comprometido ou pior, alguém desprovido de bom caráter, de bondade, compreensão e sentimentos. E é aqui que mora o perigo.

Nunca ouvi dizer que uma paixão obcecada tivesse algum tipo de final feliz, ou seja, de êxito, sucesso e felicidade permanente. Quase sempre é tudo muito ilusório e passageiro tal qual uma nuvem plúmbe que baila no firmamento, prometendo uma chuva benfazeja ao solo tórrido e ressequido, o qual fica à mercê da chuva que ameaçou cair e logo tudo se dissipou tão rápidamente assim como se apresentou. Ou seja, foi tudo ilusão, repito. Pois a natureza também tem seus caprichos, seus mistérios assim como o sentiment do ser humano que pensa ser forte, mas não não passa de um caniço que balança a qualquer vendaval e algumas vezes é levado por ele, quando age só com o coração, deixando a razão de lado.

Além desta paixão sentimental por uma pessoal, há outro tipo também perigoso vai mais longe. Estou me referido àquela que direcionada, por exempolo, a um clube de futebol, a um conjunto musical, cantor, ator ou outra pessoa que frequenta a mídia e vive só no seu pensamento ou através de atitudes repletas de fanatismo exarcebado. E se isso se tornar mesmo obsessão, sai de baixo, pois neste caso, qualquer tentativa para conter tal entusiasmo será inútil, o que felizmente pode ser uma questão de tempo. E se perdurar? Sendo assim, seja o que Deus quiser!

Para finalizar, quero deixar bem claro o seguinte: não estou condenando a paixão em si, mas sim, aquela que for desprovida de alguma coerência e razão. Quando ela for vivida, sentida por uma pessoa que saiba se conte e souber usar o meio termo, medindo as consequências de alguma atitudes ou gestos exagerados, é algo muito bonito e digno de ser aproveitado e até digno de aplauso e parabéns. Afinal, a vida é bela e o amor e a paixão ainda mais. "CARPE DIEM" (Aproveite o dia) deve ser o lema de quem quiser usufruir um pouco de felicidade enquanto viver!

João Bosco de Andrade Araújo

(JOBOSCAN)

www.joboscan.net

joboscan50@yahoo.com.br

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 15/07/2012
Código do texto: T3779029