Aventura no Amazonas - 2

Caburi, 26 de outubro de 1996 - sábado

GRA... VANDO!

As gravações para o vídeo começaram logo pela manhã. Tudo o que havia na comunidade deveria ser documentado. Os líderes comunitários ajudaram na iluminação do Centro Social. Deixo agora os agradecemos à Companhia de Energia do Amazonas em Caburi, por permitir que os motores de luz funcionassem além do tempo normal, para nossa estada lá.

Percorremos a agrovila de Caburi, lugar idêntico ao litoral, com pescadores tecendo redes e um lago e uma praia de delirar. A agrovila era limpíssima, até as ruas de chão batido não faziam poeira. Quem diria que no fim daquele igarapé inóspito haveria um lugar agradável daqueles? Eu me imaginava em meu helicóptero todo mês passando um fim de semana lá. Ainda vou ter um helicóptero.

Acompanhamos Silvano e Stanley nas visitas em algumas casas, e Silvano gravou uma entrevista com Dona Nilza, ou dona Nenê, viúva do seu Denizal, fundador da agrovila, mostrando o "laboratório" do lugar: o quintal da casa dela, de onde extrai algumas plantas para remédio caseiro.

Um dos resultados mais importantes do Internato Rural em Caburi foi a redução da mortalidade infantil. Chegou a zero. Vimos muitas crianças por lá.

Outro resultado excelente foi o tratamento e armazenamento da água. As caixas d'água eram fabricadas na própria agrovila. E todas as casas tinham fossas sanitárias. Com as medidas tomadas sob orientação dos estagiários do Internato, o vibrião do cólera (lembra dessa época?) passou longe dali, segundo Paulo Fonseca, um dos líderes do local, numa das entrevistas do documentário. Mas, acreditem: o governo queria tirar o Internato de lá. Vá entender.

Fomos numa época de fartura: só naquela manhã, seu Fonseca, morador, havia pescado 22 tambaquis (ah, que delícia!). E era a vazante! Também havia muita manga, caju e abacate. Vi um abacateiro com "cachos" que deixavam os galhos encurvados. Eu nunca havia visto cacho de abacate. Quando eu disse, espantado:

- Olha só quanto abacate!

O garotinho que estava nos "ciceroneando" falou:

- Esse ano deu pouco.

Então, tá.

No fim da tarde houve uma reunião de avaliação dos alunos, que tiveram seu trabalho bastante elogiados.

A partida fica para a parte 3. FUI!

Eduardo Escreve
Enviado por Eduardo Escreve em 05/07/2012
Reeditado em 06/07/2012
Código do texto: T3761852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.