Umas Pinceladas Sobre São Paulo.

São Paulo deveria ter o nome de Piratininga,como os índios chamavam esta terra,que por ter muitas baixadas carregadas de rios e riachos havia muitos banhados cheios de peixes na época da cheia.Quando as águas baixavam sobravam lagoas sem saídas onde os peixes morriam.Daí o nome Piratininga que quer dizer(se não me engano) Peixe Estragado ou algo parecido. Os Índios é que construiram esta Vila/Cidade.Eles é que deram o Modus Vivendi aos portugueses que aqui vieram bater,os quais se ligaram às Índias e surge o Mameluco,audaz e livre. O Índio sempre foi livre,até hoje. O Índio não recebe um NÃO na sua vida.Isto é coisa de educação de Branco. Como este povo que se formou às margens do Rio Tamanduateí era livre,saíram a buscar riquezas por este mundão à fora.E não aceitavam ordens vindas da Coroa Portuguesa.Eis a razão de estar escrito na bandeira de SP os termos em latim:Non Ducor, Duco( Não sou conduzido, conduzo.) Por esta mesma influência dos Índios é que os nomes em SP,na sua maioria,são variações do Tupi-Anhangabaú-Tatuapé-Guaianases-Tucuruvi-Sapopemba-Ibirapuera-Aricanduva-Moóca- além das cidades paulistas-Pindamonhangaba-Guaratinguetá-Taubaté-Araçatuba-Araraquara-Catanduva-Piracicaba- e tantos outros nomes como o do Rio Tietâ-o Grande Rio de Integração deste imenso território brasileiro. E SP era tido pelo Rio de Janeiro,na época Capital Federal,até os anos 1960,como uma simples Província de Caipiras.E caipiras sempre fomos e somos.SP só foi ser descoberto como terra de riquezas a partir da *criação da TV do Plin-Plin*,os quais entederam que o dinheiro não estava nas prais de Ipanema,mas sim no Planalto de Piratininga.Como dizia o Prof.Celso Furtado:SP era uma província pobre de dar dó,até os anos 1840+- quando da introdução do café.A emissora do Plin-Plin ,até hoje,faz questão de não conhecer a imensa Cultura Popular deste território paulista,oriunda da Religião/Índios/Negros.Até hoje,em Piracicaba,até existe o *Samba da Umbigada,assim como em outros lugares.Vinicius de Moraes declarou que o samba nasceu lá na Bahia.Tem razão.Mas o samba carioca,porque o samba de SP nasceu no interior e se fortaleceu nas festas religiosas de Pirapora do Bom Jesus,bem proximo da capital paulista.Estes são detalhes de uma visão mais ampliada da riqueza cultural das terras paulistas,*esquecida*pelos meios de comunicação,constituidos,em sua grande maioria,de gente de outros estados que aqui vieram fazer a América e fizeram e se esquecem de agradecer.Eu só queria entender porque a emissora do Plin-Plin mostra cultura brasileira do Rio de Janeiro para cima.E o MT/MS? E Goiás? E SP/Paraná/SC/Rs ? Por que esta visão restrita da cultura popular brasileira? Talvez a resposta esteja lá trás,na colonização,na época dos apaniguados ligados à Corte Portuguesa.Por que Dom Pedro I veio dar o Grito aqui em SP e não no Rio? Porque se ele fizesse tal ato no Rio de Janbeiro seria preso e enviado à Lisboa.Aqui em SP ele encontrou pessoas e idéias que queriam se libertar de Portugal. No Rio de Janeiro a coisa seria um pouco mais complicada pois os Apaniguados não queriam perder *as tetas do Poder*. Aliás,até hoje. A minha grande lástima é não ver um Rio Tietê limpo e piscoso como deve ter sido há alguns anos atrás,assim como na época da colonização.Pena mesmo.

Esqueci de dizer que a Música Caipira Autêntica nasceu ou surgiu em 3 cidades paulistas de nome indígena:Piracicaba/Sorocaba/Botucatu. Por que será?

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 27/06/2012
Reeditado em 27/06/2012
Código do texto: T3746941