Crônica #102: CAFÉ DA MANHÃ COM O OD COM NASSER QUEIROGA

Convidados especiais: Ressan e Rosa, Amin e Roos e crianças.

Susana: Tá! [… Tá! Estamos lhes esperando. Traga as crianças. Ressan e Rosa estão aqui e querem conhecer vocês. A mesa já está posta, mas aguardamos por vocês. Venham logo.

[Clique. Desligou e foi para a copa terminar de por a mesma.

Ressan ao telefone: Bom dia Bosco! Acabei de publicar os dois textos.

Obrigado pelo convite e participação. Espero que goste da forma que coloquei.

OK! Verei você quando voltar de Fortaleza! Graça paz e saúde” (E dirigindo-se pro OD, enquanto descia a escada do mezanino): Era o Bosco. Nem vai dar pra irmos pra casa dele hoje: Ele e esposa estão indo hoje pra Fortaleza. Disse que iria tentar se encontrar com a Fernanda Xerez, a Helena Luna, o Vantuílo e o Chico Mesquita. Já pensou?

Od: Que legal! Tomara que dê certo! A Fernanda já tentou algumas vezes sem êxito.

Ressan: Terminei dois textos há pouco e já os publiquei. Só tive tempo agora.

Od: Certo, Mano. Assim que der, terei o prazer o prazer de lê-los. Hoje vais matar a saudade de um café da manhã bem à moda sertaneja. O meu primo Amin e Roos estão já chegando. Vou-lhes apresentar a vocês.

Ressan: Legal! Queremos mesmo conhecê-los. Quero receber você no próximo fim de semana lá em casa. Vão de véspera. Nossa casa é ampla e confortável. Tem lugar pra todos, assim como a de vocês. Lá no terraço, temos uma mesa muito grande. Certamente dará para todos. Quando falo nisso, lembro daquele sucesso BIG HOUSE dos NEWSBOYS: “Come and go with me to my father's house. It's a big, big house with lots and lots of room. A big, big table with lots and lots of food. A big, big yard where we can play football. A big, big house, it's my father's house.

Od: Traduza, Ressan. A galera aqui não gosta de que falemos noutra língua sem as legendas (risos). Por favor! Aperte a tecla SAP!

Ressan: Tá certo, Od. CASARÃO: “Vem e vamos comigo para a Casa do meu Pai. É um casarão com uma porção de quartos. Uma mesa bem grande com porções e mais porções de alimentos. Um quintal bem grande onde podemos jogar futebol. Uma casa bem grande, é a casa do meu Pai”.

Od: Já nos deixou de água na boca.

Ressan: Vão mesmo, nem que seja por uma manhâ.

Od: Certo. Iremos, sim. As crianças vão adorar.

Ressan: Kkkkkkkk! Com certeza! Vou mandar atrelar a triga para eles terem um inesquecível passeio de charrete. Não se esqueçam de levar a câmera fotográfica.

Para um carro no jardim. Descem dele o Amin e a Roos, e as crianças Zed e Dayse que com um agradável alarido infantil vão do jardim ao pomar correndo atras de belas e coloridas borboletas.

Roos, para as crianças: Cuidado, Zed e Dayse! Não vão cair e se machucar! Não apanhem as borboletas! É só para apreciar! Cuidado com as cobras!

Amin e Roos, em uníssono: Shalom, Od! Muito prazer, Amin! Encantada, Roos (cumprimentam Ressan e Rosa)!

Ressan e Rosa: O prazer é todo nosso!

Ressan: O Od sempre falam de vocês.

OD: Shalom e bênção!

Ressan: Amém!

Od: Visitando o teu jardim no RL, resolvi interagir com o teu cordel. Ficou muito bom!

A turma de lá gostou bastante.

Ressan: Grato! Já vi lá!

Susana: Vamos entrando que o café já está posto. Andem logo, senão esfria.

O Ressan orou dando graças por aquele desjejum.

Depois fomos para o jardim, enquanto Dan, Israel e Débora e os primos foram nadar na piscina.

Susana: Não se esqueçam dos salva-vidas!

As Crianças: Certo, Ima! Valeu, Abba! (É assim que eles chamam a mãe e o pai, expressões em hebraico para “papai” e mamãe”).

Od: Que tal jogarmos uma partida de UNO. Phase 10 ou Skip Boo?

Todos concordam: Oba! Vamos lá!

Od: Está sendo uma manhã inesquecível! Espero que mais vezes venham aqui compartilhar nossa humilde mesa. Que da próxima, traga os garotos. A propósito eles falam nossa língua?

Ressan: Sim falam meio enrolado e misturando palavras inglês e português... Igual ao louro!

Od: KKKKKKKKKKKKK! Aquela do louro no nosso cordel foi real no início dos anos 70, na Gincana da Primavera que ocorre em Salvador, todo mês de setembro.

Ressan: Interessante, mas quem nos ler aqui ficará sem entender, a menos que leiam o nosso cordel. Você está certo.

Od: Rapaz! Suas páginas cada uma mais bela que a outra. A inserção de imagens dá outra vida à página. Foste super feliz na escolha delas. Casou perfeitamente.

Od: Dou o maior valor ao trabalho da JOCUM. Eles têm como lema, “Conhecer a Deus e fazê-lo conhecido”.

Ressan: Amo a JOCUM. Eles são ótimos nos trabalhos que fazem.

Od: Sim. São referenciais.

Ressan: Quando estava com a igreja lá nos States, recebi o grupo de jocumeiros.

Od: Sim. Nos primórdios do meu trabalho aqui no Crato, eles foram peças fundamentais no crescimento da Igreja. Tivemos ótima parceria.

Ressan: Estou escrevendo um livro sobre Judas, O Apóstolo que traiu.

Od: Opa! Este não quero perder. Estaremos indo para Fortaleza para fazer alguns exames tanto eu quanto Rose, minha esposa.

Ressan: Você já leu aquele livro O EVANGELHO MALTRAPILHO de Brennan Mmanning? Você o encontra para baixar, na Internet. É uma leitura imperd-ivel!

Od: Não, mas vou procurá-lo e baixar.

Ressan: Ofereceram um pacote de uma semana de presente para um retiro só para pastores e lideres lá no Colorado. Ouça Amin! Essa cai bem pra você. Aí, foi quando fui ver que o Senhor queria falar comigo e eu já quase não permitia por causa de tanto problema e desgaste. Ele me levou-me a uma conversa (só Ele e eu), no meio do mato onde Ele, fazia a comparação entre mim e uma árvore. E perguntava se aquele vento que me tocava era sentido da mesma forma que naquela grande árvore. Respondi que não!

Od: É isso. Atenção, Amin!

Ressan: Daí Ele claramente me falou pois arranca a casca da arvore (era um pinheiro enorme) e eu, com grande esforço, consegui arrancar um pedaço de sua casca. Então El eem falou: “E agora?” e eu respondi-Lhe: “Agora sim!”

Entao ele disse-me: “Ressan! É assim que eu quero vocêem relação a Mim, sem casca, sem preocupacao. Llivre disto tudo, como uma árvore nova. Que eu possa te moldar através do meu Espirito.

Ressan: Demorou um pouco, Amin, mas eu entendi que Deus não nos quer doente por causa do Seu povo. O povo é dele.

Od: É verdade.

Ressan: E sobre Ele foi lançada nossas enfermidades e não sobre nós. Hoje me sinto mais desobrigado e creio que estou testemunhando para você hoje, para que você possa relaxar um pouco e deixar o Senhor mover você.

Amin: Sei. Caiu bem como uma luva, como uma roupa feita sob medida.

Ressan: Ele quer você livre, nao atrelando sobre você os problemas e preocupações dos outros.

Amin: Amém. E essa é a melhor forma; Como Ele quer!

Od: Sim. É isso mesmo. Tomo isso também pra mim.

Amin: Ressan! Não sei se foi uma oração de tolo que fiz ao Senhor, mas tenho pago um alto preço por essa oração. Há algum tempo tenho me pegado orando ao Senhor para me dar renovação de forças como uma águia. E agora, ando com o meu tanque de ânimo abaixo da reserva, meu reservatório de força está-se esvaindo. Então lembrei-me da saga de uma águia, em vias de renovação. Um loooooooooongo jejum no topo de um alto monte. Ela mesma remove todas sua plumagem e depois, com o bico, arranca suas próprias garras. E, leva um tempão de quarentena à mercê de sua própria sorte sofrendo frio, fome e dor.

Ressan: É isto mesmo! Mas então vou deixar você com uma pergunta hoje.....

Amin: E até nascer-lhe nova plumagem, novas garras e novo bico, terá que esperar essa longa espera. E então ela alça o voo da vitória!

Ressan: O que poderia fazer você hoje, que seria surpresa ou decepção para Deus? Ou seja, o que frustraria Deus!

Od: Pra Ele nada, pois já o decepcionei demais, a menos que (Deus me livre) uma apostasia e isso jamais quero. Não O buscá-lo de todo o coração e fugir do centro de Sua vontade.

Ressan: OK! Pare um momento?

Od: Mas, Ressan! Estou um lixo de coragem.

Ressan: … Pense bem na sua resposta!

Amin: Tenho vários comentário pra replicar hoje e olho e não tenho a mínima coragem de retribuir, embora a vontade seja tanta. Precisamos prestigiar os nosso leitores replicando gentilmente os comentários recebidos. Isso para exemplificar como me sinto fisicamente.

Ressan: Lógico que não estou falando de apostasia. Pare e pense!

Amin: Não ouvir a Sua voz?

Ressan: um momento irmão! Deixa eu lhe falar uma coisa!

Amin: Sim.

Ressan: Oare ai! […] Nada! Mas nada que você faça é surpresa pra Deus.

Amin: Isso eu tentei dizer em minha primeira resposta.

Ressan: Ele é conhecedor do passado presente e futuro...

Od: Isso!

Ressan: Então! Será que você não está cobrando de você mesmo uma coisa que Deus não está?

Od: Pode até ser.

Ressan: Será que sua satisfação da perfeição não está fazendo em você um Deus mais duro que o Deus que você conhece?

Amin: Mano!...

Ressan: Será que não é você o quem cobra tanto de você e de tanto estar envolvido e emaranhado nos problemas nem percebe e pensa que é Deus?

Amin: Essa é a tecla gatilho. Vivo dizendo que dei adeus ao perfeccionismo, mas estou sempre atrelado a ele. Agora já sei que sou imperfeito e não me dói tanto errar. Mas sempre que tenho chance vou tentando aperfeiçoar o que não consegui anteriormente. Eu tento não me preocupar, pois não sou melhor do que posso ser.

Ressan: Kkkkkkkk!

Amin: … E fico me cobrando que preciso ir pra missões, fazer isso ou aquilo...

Ressan: Amin! Eu tenho na minha casa debaixo do meu teto, uma pessoa assim - minha mulher.

Od: A minha também é assim.

Amin: A minha, idem.

Ressan: … e eu luto por esta insegurança dela de que nada ta bom e que pode ser melhor. E vai e vai, mas olha! Deixa eu te dizer uma coisa...

Amin: Para a minha, 99,999% não serve. Tem que ser 100 %.

Od: Fale!

Ressan: DEUS NAO PRECISA DA MINHA AJUDA E NEM DA SUA!

Od e Amin: Amém! Deus sem nós, continua sendo Deus. Nós sem Deus somos nada menos tudo.

Ressan: … Ele precisa de um coração disposto ouvir e servir. Ouvir primeiro.

Od e Amin: Amém!

Ressan: O problema é que queremos ouvir a nós mesmo, e não estamos ouvindo a Deus.

Od: E quando nos ouvimos a nós mesmos, dizemos que "Deus nos falou claramente".

Ressan: Entao, só O servimos

Od: Mano!

Ressan: Oi!

Od: Essa conversa está sendo mais do que edificante. Vou tentar rescrevê-la pro café da manhã de amanhã. Posso?

Ressan: Fique a vontade Tem toda liberdade.

Od: Na verdade, o Amin é o meu lado perfeccionista de hoje, lutando com suas imperfeições e sua enfermidades. É o maior barato!

Ressan: KKKKKKKKKKKKK! Entendi. Captei sua deixa.

Od: Engraçado que quando dou conselhos ao Amin, é como se Deus estivesse ministra a mim, através desses diálogos.

Ressan: Legal! Deus é maravilhoso!

Od: Pois é!

Ressan: Kkkkkkk! É assim mesmo!

Od: Então! Quando ministro ao Amin frente aos problemas que ele tem enfrentado, falo daquilo que creio Deus tem ministrado a mim e como tem muita gente que se identifica com as personagens, servem de remédio para eles.

Ressan: Uma ótima forma de levar uma mensagem

Amin: A última crônica, antes da que participas, fala do que Deus fez-me ver que embora eu ache que minha saúde está tão grave, aquele problema do homem de bengala e CPAP é extremamente pior que o meu.

Od: Isso!

Od: Tenho me comprometido com o Senhor para levar no RL ou noutro blog uma mensagem criativa do evangelho.

Ressan: Isto é belo meu irmão e devo confessar que nem sempre tenho conseguido e isto me frustra.

Quero que todos vão tomar próximo café da manhã no seu Lar-Doce-Lar.

Od: Certo! E vamos nos preparar para tomar o café eu sua casa.

Ressan: Com certeza. Será um enorme prazer!

Od: O prazer será nosso! Então! Até o próximo café!

Amin: Estou gostando muito dessa nossa convivência. Preciso ir agora. Tenho compromisso dentro de 45min. Vou pegar as crianças e a Roos.

Ressan: É! Vou pegar essa deixa do Amin. Foi formidável esse tempo compartilhando juntos. Que Deus abençoe vocês grandemente.

Od: O prazer foi meu e da Susana. Voltem sempre!

Alelos Esmeraldinus e Nasser Queiroga e Amin Nésio
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 10/06/2012
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T3715565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.