O SISTEMA É BRUTO. E O PROCESSO É LENTO

O SISTEMA É BRUTO. E O PROCESSO É LENTO

Todo sistema é concebido para funcionar perfeitamente, obedecendo regras, normas, metas, objetivos e finalidade. Tanto assim é que tradição, jogos, dogmas, correntes e elos devem ser perfeitos ou muito próximos da perfeição, em prol do todo e para sobrevivência do próprio sistema, às vezes hermético ou não. O motor de um carro funciona assim. A governança deve funcionar assim. A governança é um sistema piramidal, onde, a presidenta ocupa o topo da pirâmide, alicerçada pelos ministros e aliados à base governista.

Já o processo é sistematicamente linear, aberto, com ramificações, com o envolvimento de muitas personagens, também cabendo a uma só pessoa a decisão final, que mesmo assim, caberá recurso até a última instância. Por isso, o processo mormente é lento, pesado. Entretanto, a mentira tem perna curta e a verdade pernas longas, mas anda devagar.

O sistema age. O processo interage. O sistema é ativo. O processo é pró-ativo e parcimonioso. No sistema não cabe interferência, exceto se for de cima para baixo ou dentro do próprio círculo sistêmico. No processo legal há o contraditório, a contradita. No sistema as peças se encaixam devidamente. No processo, este se esparrama, em busca de fundamentos que aliviem o calhamaço processual e dêm ganho de causa ao requerente. O sistema se justifica a si próprio, enquanto no processo há de se produzir provas sólidas e coerentes com o episódio aventado na peleja e na causa justa.

Há peças do sistema que se julgam donas da verdade absoluta. Há elementos ineficazes e ineficientes no sistema, comprometendo a resolução final da problemática, enquanto há processos infindados, infundados, longos demasiadamente, parados no tempo e no espaço.

Por tudo isso e no que da história universal humana consta é lícito dizer: o sistema é bruto. E o processo é lento.

Limagolf. F I M.